O Poder Judiciário do Estado do Tocantins deu início à implementação da gestão estratégica sustentável no ano de 2014, através da Portaria TJTO Nº 4119, de 20 de novembro de 2014, em que foi instituída a primeira comissão gestora com a finalidade de promover ações socioambientais.
Por força da Resolução Nº 201 publicada em 03 de março de 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no mesmo ano, a Resolução TJTO Nº 22, de 6 de agosto de 2015, criou o Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), unidade responsável por desenvolver o Plano de Logística Sustentável (PLS) e do Programa To Sustentável no Poder Judiciário Tocantinense.
Em 2021, a fim de acompanhar a evolução de paradigmas e melhor atender os desafios da nossa sociedade além da sustentabilidade, as atividades da unidade passaram a abranger os temas equidade, diversidade, acessibilidade e inclusão.
Assim, o Nuges foi alçado à Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), por intermédio da Resolução nº 30, de 06 de outubro de 2021, que o instituiu, e a Cogersa passou a ser organicamente vinculada à Presidência.
Dentre as suas competências estratégicas, está o fomento de ações que promovam responsabilidade social e ambiental no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, com o firme propósito de construir um ecossistema de justiça mais diverso e inclusivo.
Além disso, possui a atribuição de disseminar uma cultura organizacional que contemple as melhores práticas de inclusão, a partir da consciência de que tudo termina por convergir para os pilares da sustentabilidade sob as dimensões social, econômica, ambiental, cultural e ética.