É com imensa satisfação que o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, com o apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), acolhe todos os participantes do 17º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC).
Este evento, de caráter nacional, integra representantes de NUPEMECs e CEJUSCs de todo o país, promovendo um espaço plural de diálogo, troca de experiências e fortalecimento dos métodos consensuais de solução de conflitos. Ao longo dos próximos dias, a capital mais nova do Brasil será o ponto de encontro para quem acredita na construção de uma justiça mais humana, acessível e pacificadora.
O FONAMEC, é instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e consolida-se como uma das mais relevantes iniciativas voltadas ao fomento da mediação e da conciliação no Brasil, estimulando a disseminação de práticas que valorizam o consenso e o entendimento como caminhos legítimos para a resolução de controvérsias.
Este momento é também uma oportunidade de refletirmos juntos, sobre os avanços já alcançados, os desafios ainda enfrentados e os caminhos possíveis para aperfeiçoar a atuação dos profissionais que estão na linha de frente da cultura da paz.
A presença de cada um de vocês é motivo de grande alegria e fortalece o propósito coletivo deste Fórum: contribuir para a evolução do sistema de justiça, promovendo transformações reais por meio do diálogo e da cooperação.
Sejam bem-vindos ao 17º FONAMEC. Que seja uma jornada de aprendizado, inspiração e construção de novas ideias em favor de uma justiça mais resolutiva e comprometida com a cidadania.
Desembargadora Maysa Vendramini Rosal
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
Dra. Silvana Maria Parfieniuk
Juíza Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (NUPEMEC)