Senhoras e Senhores,
Sejam todas e todos bem-vindos ao 17º FONAMEC. Que este seja um momento fecundo de aprendizado, de fortalecimento de laços e de inspiração para a construção de novas práticas, mais colaborativas, inclusivas e transformadoras.
Ao longo de sua trajetória, o FONAMEC tem se consolidado como instância fundamental para o fortalecimento da cultura da paz, para a promoção dos métodos autocompositivos e para a difusão de uma nova mentalidade judiciária, orientada pela escuta ativa, pela cooperação e pelo protagonismo dos sujeitos na resolução de seus conflitos, simbolizando compromisso do Poder Judiciário brasileiro com uma justiça mais acessível, eficiente e humanizada.
Durante os dias deste encontro, a cidade de Palmas se transforma em verdadeiro centro de convergência de ideias, práticas e saberes, abrindo espaço para o intercâmbio de experiências exitosas, a análise crítica dos desafios ainda existentes e a construção de caminhos possíveis para o aprimoramento contínuo da atuação institucional na seara da autocomposição.
Muito obrigada.
Juíza Silvana Maria Parfieniuk
Juíza Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (NUPEMEC)