TJTO apresenta experiência sobre Plano de Contingência Socioambiental em seminário nacional do STJ

Rondinelli Ribeiro Luciene Dantas participa da videoconferência em seu ambiente de trabalho. Sentada à mesa, ela usa fone de ouvido com microfone e opera o computador enquanto acompanha uma apresentação exibida em dois monitores. Em uma das telas, há um slide sobre impacto ambiental, eficiência e rastreabilidade; na outra, uma apresentação intitulada "O Caminho para a Resiliência", relacionada ao Plano de Contingência Socioambiental do Poder Judiciário do Tocantins. Sobre a mesa estão teclado, mouse, um copo térmico, bloco de anotações, caneta e materiais de escritório. O ambiente é um escritório com mobiliário corporativo.

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, na tarde desta quinta-feira (25/6), do XIII Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES), promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e compartilhou a experiência pioneira da Corte tocantinense na elaboração da minuta do Plano de Contingência Socioambiental, iniciativa alinhada à Resolução CNJ nº 646/2025.

De forma virtual, a coordenadora de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) do TJTO, Luciene Dantas, participou do painel "Resiliência Climática e o Protocolo de Crise Socioambiental do Judiciário", ao lado de representantes de outros tribunais brasileiros.

Durante a apresentação, Luciene Dantas detalhou as etapas adotadas pelo TJTO para a construção da minuta do Plano de Contingência Socioambiental, desde a instituição do grupo de trabalho responsável até a definição da metodologia, da estrutura do documento e do cronograma das próximas ações. A exposição buscou compartilhar a experiência do Judiciário tocantinense e contribuir para que outros tribunais avancem na elaboração de seus próprios planos.

Entre os tribunais brasileiros, a Corte tocantinense é a única que já dispõe de uma minuta estruturada do Plano de Contingência Socioambiental, documento que servirá de base para o aperfeiçoamento das medidas de prevenção, preparação e resposta a situações de crise ambiental.

 

Seminário

Realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF), o XIII SPES reuniu magistrados(as), servidores(as), pesquisadores(as) e especialistas em sustentabilidade para discutir temas como descarbonização do Poder Judiciário, inteligência artificial aplicada à sustentabilidade, contratações públicas sustentáveis, economia circular e resiliência climática.

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima
Nós usamos cookies
Usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, para outras finalidades, conforme especificado na política de cookies. Negá-los poderá tornar os recursos relacionados indisponíveis.