Reurb: Judiciário faz primeira entrega de títulos da regularização fundiária em 2024 e beneficia 235 moradores de Lizarda

Lucas Nascimento/Ascom CGJUS Fotografia colorida dos funcionários do judiciário juntamente com os moradores de Lizarda, em torno de 16 pessoas, segurando os documentos de regularização fundiária recebidos. Eles estão todos de pé posando para a foto em frente a uma parede alaranjada
Lizarda realizou a 2ª etapa de entrega de títulos da regularização fundiária.

O ano começou para o programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) com a entrega de 235 títulos de propriedade a moradores de Lizarda, nesta quinta-feira (18/01). Esta foi a segunda etapa da Reurb na pequena cidade de 3 mil habitantes localizada na região do Jalapão. Ao todo, 339 pessoas já foram beneficiadas com a parceria do Poder Judiciário com o Município, Tocantins Parcerias e Cartório de Registro de Imóveis. 

A dona Silene Barreira foi uma das lizardenses a receber o título de sua propriedade. Bisneta da fundadora da cidade, dona Lizarda, ela nasceu no mesmo ano de criação da cidade e agora, 70 anos depois, pode dizer que tem um imóvel no seu nome. “Esse é um sonho realizado da minha bisavó, pois foi ela que sonhou com tudo isso aqui, com essa cidade, que era uma fazenda. Estou muito feliz”, disse a professora aposentada. 

Dona Mirani da Cunha Gomes também recebeu o título de regularização fundiária na solenidade. A aposentada criou os filhos e netos em uma casa que tem no setor Centro há mais de 40 anos; agora, pode dizer que o imóvel é realmente dela! “Era um sonho ter esse documento em mãos porque a gente morava mas não podia dizer que era meu já que não tinha nada que pudesse comprovar. Hoje, graças a Deus, esse sonho é realizado; é só gratidão”, afirmou.

Acompanhando as entregas de títulos do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária do Tocantins (Nupref/CGJUS), a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, participou da solenidade em Lizarda e destacou aos moradores dos setores Buriti e Centro, beneficiados com o programa, a importância do trabalho realizado para “proporcionar segurança jurídica a quem recebe o título, dando a dignidade merecida a família tocantinense”. Conforme destacou a corregedora, o Nupref vem realizando um trabalho de grande efetividade em todo o estado graças a parceria de entes públicos. “A Reurb não é uma conquista isolada; é resultado de uma união de forças e a atuação do Nupref como colaborador e orientador, dando todo o apoio técnico necessário para a execução das políticas públicas da regularização fundiária é fundamental para proporcionar segurança jurídica àquele que recebeu o título de propriedade devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis”, afirmou.

Também ressaltando a importância da parceria, a prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Matos, frisou durante a solenidade a importância da entrega dos títulos para o município. “Essa entrega é mais uma conquista que impacta diretamente na vida das pessoas, não apenas hoje, mas para as próximas gerações. Com a regularização fundiária a cidade vai se tornando realmente uma cidade, de fato e de direito”, disse.

Ainda durante a solenidade, o juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, destacou que o objetivo da Corregedoria é levar cidadania e dignidade às pessoas, e frisou os benefícios que o título de propriedade traz ao dono do imóvel regularizado. “A Reurb proporciona a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de quem recebe o título, seja por meio da inclusão no sistema financeiro para aquisição de financiamentos para construção ou reforma da moradia; garantia que amanhã essa casa vai poder ser transferida para os filhos sem nenhuma dificuldade, que é o direito sucessório; além de outros benefícios para a cidade, impulsionando a economia e o acesso a serviços básicos”, disse.

Pela Reurb, o título de propriedade é emitido gratuitamente aos moradores de baixa renda. Desde a criação do Nupref/CGJUS, mais de 12 mil famílias já foram beneficiadas, sendo que atualmente 114 dos 139 municípios tocantinenses são parceiros do Núcleo para a promoção da regularização fundiária. 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima