Projeto Coleta Seletiva Solidária chega à Comarca de Palmeirópolis para fortalecer ações de sustentabilidade

Rondinelli Ribeiro Fotografia de grupo registrada no hall da Comarca de Palmeirópolis. Ao centro, está o mascote Justino, personagem com camiseta branca e calça azul, cercado por cerca de 30 pessoas entre magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as) e representantes de instituições parceiras. Na primeira fila, destaca-se a desembargadora Ângela Prudente ao lado dos participantes. À frente do grupo estão dispostos conjuntos de lixeiras da coleta seletiva identificadas por cores e categorias de resíduos, além de coletores para materiais específicos. O ambiente é amplo, iluminado e climatizado, reforçando o contexto de uma ação voltada à sustentabilidade e à educação ambiental.

A Comarca de Palmeirópolis passou a integrar a rede de unidades do Poder Judiciário do Tocantins com ações de coleta seletiva. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lançou na cidade, nesta segunda-feira (22/6), o Projeto Coleta Seletiva Solidária e Destinação de Bens Apreendidos Inservíveis, iniciativa promovida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e executada em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) e a Diretoria do Fórum local.


 

Durante o evento, a presidente da CGPLS, desembargadora Ângela Prudente, destacou que a coleta seletiva é uma ação capaz de gerar impactos significativos para o meio ambiente e sociedade.   

“É um gesto simples, mas transformador. Com isso, reduzimos a pressão sobre os recursos naturais, promovemos a economia circular e, sobretudo, criamos oportunidades para aqueles que mais precisam”, disse.

Ao relacionar a ação às diretrizes nacionais de sustentabilidade, a magistrada lembrou que o projeto integra os esforços do Poder Judiciário para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover inclusão social. Segundo ela, a iniciativa fortalece cooperativas, valoriza catadores e amplia a conscientização ambiental para além dos espaços institucionais. “Eu sempre digo que sustentabilidade é pertencimento. E nós estamos aqui hoje implantando o nosso Projeto Coleta Seletiva Solidária, que traduz a política do Poder Judiciário do Tocantins nas questões ambiental, social e econômica. A Coleta Seletiva Solidária vem ao encontro desses três sustentáculos da sustentabilidade. Então, temos certeza de que haverá uma grande adesão de servidores, magistrados e colaboradores de Palmeirópolis. Vai mudar a realidade da sustentabilidade no ambiente de trabalho”, reforçou.

O diretor do Fórum de Palmeirópolis, juiz Frederico Paiva, ressaltou que a iniciativa reúne benefícios ambientais, sociais e econômicos ao incentivar a destinação correta de resíduos, fortalecer o trabalho das cooperativas e promover uma mudança de cultura em favor da sustentabilidade. “Quando há o engajamento das cooperativas, das instituições e do poder público, todos têm a ganhar. Esse aspecto solidário traz dignidade, porque garante emprego e renda, então tem um aspecto social envolvido”, afirmou.

Representando a Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de Palmeirópolis, Edimilson Pereira Xavier destacou a importância da iniciativa para fortalecer o trabalho da categoria e ampliar a estrutura da entidade. Segundo ele, a associação ainda enfrenta desafios para atuar plenamente, mas a parceria representa um avanço para a destinação correta dos resíduos e para a valorização dos catadores. “O catador exerce um papel importante para o meio ambiente e para a cidade”, frisou. 

Palmeirópolis tornou-se a 12ª comarca a receber o projeto, que já alcançou as comarcas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Araguatins, Colinas do Tocantins, Natividade, Dianópolis e Novo Acordo. A iniciativa integra as ações de fortalecimento da cultura da sustentabilidade no Judiciário tocantinense e incentiva o descarte correto de resíduos recicláveis, além da destinação adequada de bens apreendidos sem utilidade.

A ação também traduz o compromisso assumido pelo TJTO como signatário do Pacto pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes do Estado brasileiro. A adesão ao pacto prevê medidas voltadas à redução dos impactos ambientais das atividades institucionais, incluindo a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa. Nesse contexto, a coleta seletiva solidária integra o Plano de Descarbonização do Judiciário tocantinense, que busca promover ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, alinhadas aos princípios do desenvolvimento sustentável.



Capacitação e conscientização

Após o lançamento do projeto, os presentes participaram do Workshop da Coleta Seletiva Solidária, ministrado pela equipe da Cogersa.

Durante o curso, a coordenadora da Cogersa, Luciene Dantas, explicou que a sustentabilidade integra o planejamento estratégico do Poder Judiciário tocantinense e está presente na visão institucional do tribunal e que, além da preservação ambiental, o conceito também abrange a responsabilidade social, reforçada por iniciativas voltadas ao fortalecimento de associações e projetos solidários. 

Segundo Luciene, o compromisso tem refletido nos resultados alcançados pelo TJTO, que registrou crescimento de 11% no Índice de Desempenho e Sustentabilidade (IDS) nos últimos três anos. 

A engenheira ambiental Cinthia Azevedo ressaltou que o Tribunal monitora sua pegada de carbono e desenvolve ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a apresentação, ela abordou assuntos como: o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJTO, além de destacar o papel das equipes terceirizadas e dos servidores no cumprimento das metas socioambientais do Poder Judiciário.

Já a engenheira ambiental Welica Rodrigues apresentou orientações sobre tratamento e destinação adequada dos resíduos, funcionamento da Coleta Seletiva Solidária no TJTO, gestão da Central de Resíduos e impactos do consumo na geração de resíduos.

Criado em 2021, o Projeto Coleta Seletiva Solidária está alinhado à Resolução CNJ nº 400/2021, ao Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins e os ODS da Agenda 2030 da ONU.  

Presenças

Participaram ainda do evento a primeira-dama de Palmeirópolis, Katharine Oliveira; o promotor de Justiça Vicente José Tavares Neto; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Patrick de Oliveira Rocha; a engenheira florestal Jéssica Thaís Cangussú Lima, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palmeirópolis; Josimar Costa Furlan, representando a Engie Brasil e a Usina Hidrelétrica de São Salvador; e o capitão Helon Inácio da Silva, representando a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Palmeirópolis.

De forma lúdica, o mascote Justino também participou da programação.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima
Nós usamos cookies
Usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, para outras finalidades, conforme especificado na política de cookies. Negá-los poderá tornar os recursos relacionados indisponíveis.