
"O Poder Judiciário e a construção de um envelhecimento digno". Este é o tema do II Seminário da Pessoa Idosa do Judiciário Tocantinense, que será realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) no dia 8 de outubro, em Palmas. A programação será das 13 às 18 horas, com apresentação cultural dos alunos da Universidade da Maturidade (UMA/UFT), palestras e mesas redondas.
O evento, aberto a toda a sociedade, é realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). Os interessados em participar devem se inscrever até 4 de outubro pelo site da Esmat. Inscreva-se aqui.
Programação
13h: Credenciamento
13h40: Apresentação Cultural
14h: Abertura Oficial
14h40: Palestra "Envelhecer: fenômeno, saúde e direito. Como o Poder Judiciário pode ser determinante para a construção de um envelhecimento digno". Palestrante: Doutora Monize da Silva Freitas Marques
16h: Mesa 1 - Eixo Proteção (Convidados: Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social e UMA/UFT)
17h: Mesa 2 - Eixo Defesa (Convidados: Defensoria Pública do Tocantins, Ministério Público do Tocantins, TJTO e Conselho Estadual da Pessoa Idosa)
18h: Apresentação da Resolução CNJ 520/23 e declamação de Poesia. Palestrante: juíza Odete Almeida, coordenadora da Coordenadoria da Cidadania