Em ação de sustentabilidade, Corregedoria entrega 277 quilos de recicláveis à cooperativa

Elias Oliveira/TJTO Fotografia colorida com várias caixas e sacos pretos com lixos recicláveis sendo carregados por um homem, e ao fundo quatro pessoas conversando

Na tarde desta sexta-feira (26/07), a Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) deu a destinação correta a 277 kg de recicláveis arrecadados durante a 1ª edição da Gincana Sustentável, realizada no mês de junho. O material, incluindo papelão, papéis, plásticos e metais, foi entregue à Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperan). 

A juíza Coordenadora da Cidadania (Cocid/CGJUS), Odete Almeida, destacou o impacto positivo da gincana da Corregedoria para a comunidade e  ressaltou o trabalho desenvolvido pelos catadores. "Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e desejar que continuem desenvolvendo essa atividade essencial para toda a sociedade. É um trabalho importante que vocês realizam, e é com muito orgulho e satisfação que colaboramos. Nossa missão é disseminar a responsabilidade ambiental que todos precisamos ter, e isso é perfeitamente refletido pelo trabalho de vocês”, disse ao representar a corregedora geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal na entrega.

José Roseno Neres Araújo da Silva, servidor responsável por cuidar pessoalmente de todo o material reciclável no prédio da Corregedoria, foi quem fez a separação e pesagem dos itens recolhidos durante a gincana. Ele destacou a relevância da iniciativa para o meio ambiente e a subsistência dos cooperados. "A separação e destinação correta dos materiais são fundamentais para ajudar o meio ambiente e beneficiar as pessoas das cooperativas que dependem da reciclagem para sobreviver. Este ano, a gincana e a ação de todos os participantes trouxeram resultados muito interessantes. É um trabalho contínuo para ajudar o meio ambiente”.

Ao longo de 2024, a CGJUS já destinou mais de 700 quilos de materiais recicláveis à Cooperan. Evaldo Braga trabalha na cooperativa e falou sobre a importância da parceria. “Esse trabalho junto aos parceiros como a Corregedoria é muito importante, pois todos os itens doados geram renda para nós. Nos esforçamos para fazer o melhor possível”.

Meta

A iniciativa faz parte da política de sustentabilidade do Poder Judiciário do Tocantins e é uma meta do Plano de Gestão 2023-2025 da Corregedoria, seguindo a Resolução CNJ n. 400/2021. “Ficamos muito felizes com os resultados; muito mais do que uma meta a ser cumprida, a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todo cidadão e nós buscamos fazer a nossa parte aqui na Corregedoria”, disse a gestora da Meta 8A, Lívia Guimarães.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima