FONAMEC

Lago de Palmas

Formado a partir da construção de Usina Hidroelétrica no Rio Tocantins, o lago que banha a capital Palmas e outras cinco cidades do entorno possui extensão de 172 km e área de 626 km². Cartão postal do estado, o lago é conhecido pelas atividades de lazer náutico, que dão vida aos fins de tarde, finais de semana e feriados dos tocantinenses. 

Em Palmas, praias de água doce se formam ao longo do lago, sendo a Praia da Graciosa a mais frequentada por conta do seu calçadão repleto de bares e restaurantes. Na orla da Graciosa também é possível degustar o famoso tucunaré frito em um dos restaurantes flutuantes instalados na praia. 

Já para quem quer aproveitar as águas do lago para banho, a sugestão é visitar a Praia do Prata, que conta com extensa faixa de areia branca; ou a Ilha Canela, ilha privada localizada no meio do Lago de Palmas, com praia e restaurantes para atender os visitantes. Distante a 3 km da margem, o acesso é feito de barco, com saída da Praia da Graciosa. 

Praça dos Girassóis

Cartão postal da cidade, a praça é a maior da América Latina e abriga as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ainda no local estão diversos monumentos e obras de arte que homenageiam o povo e a história do Estado, como Monumento de Súplica dos Pioneiros, Relógio do Sol, Monumento aos Dezoito do Forte, Monumento à Bíblia, Museu Memorial Coluna Prestes, Cruzeiro (onde foi celebrada a primeira missa), Centro Geodésico do Brasil (Rosa dos Ventos), Mapa do Tocantins, Cascata, Fonte Luminosa, Frisas e Brasão do Estado.

Parque dos Povos Indígenas

Legado dos Jogos Mundiais Indígenas, o parque fica na região norte da cidade e conta com pista de skate e espaço para a prática de esportes. Ao lado de uma mata preservada, é uma boa opção para quem procura um clima mais ameno em dias quentes. 

Parque Cesamar

Principal área verde de Palmas, com 96 mil metros² de reserva biológica, o Parque Cesamar conta com área de lazer e esportes, lago e pista de caminhada em seu entorno. A grande atração do Cesamar são as capivaras, que podem ser vistas em todo o parque. 

Feira do Bosque

Tradicional feira realizada nas tardes de domingos, a Feira do Bosque funciona em frente ao Paço Municipal e é ótima opção para quem quer degustar quitutes e alimentos típicos do cerrado, comprar artesanato ou aproveitar o fim de tarde em família. 

Feira da 304 Sul

Tradicional ponto de encontro de sexta-feira à noite, o local oferece produtos e comidas típicas da região, como o chambari e a paçoca de carne de sol.  No local, também há bancas de frutas, verduras, hortaliças e demais produtos naturais produzidos na capital. 

Palacinho 

A obra arquitetônica tem o título de primeira construção erguida em Palmas, assim como o de ter sido a primeira sede do Poder Executivo. Construído a partir da utilização da madeira de Jatobá em técnica pré-moldada, o local atualmente funciona como o Museu da Memória da cidade de Palmas. 

Espaço Cultural

Localizada no centro da capital, esta construção arquitetônica é conhecida por seu a Grande Praça, que abriga o Theatro Fernanda Montenegro, com capacidade para 500 pessoas; sala de cinema, a biblioteca Jaime Câmara e o Centro de Criatividade.

Taquaruçu

Distrito de Palmas, localizado a 38 km da Capital, Taquaruçu é repleto de cachoeiras e belezas naturais. Entre as suas atrações está a Cachoeira da Roncadeira, com trilha de 1,5 km pela mata nativa. 

Parque Estadual do Lajeado

Situado na região da Serra do Lajeado, a cerca de 45 km de Palmas, é uma importante unidade de conservação ambiental, que protege nascentes, fauna e flora do Cerrado, além de abrigar sítios arqueológicos com registros de arte rupestre.

É um local muito procurado para trilhas, observação da natureza e contemplação das belas paisagens. O parque oferece mirantes naturais com vistas panorâmicas de Palmas e do entorno, além de quedas d’água e formações rochosas típicas da região.

O acesso é controlado, sendo necessário agendamento prévio com guias credenciados para algumas trilhas e atividades.
A praia do Segredo é considerada a mais bonita do Estado.

Passeios no Jalapão

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão está localizado em uma mata de transição entre o cerrado e a caatinga, a 180 km da capital.

Um local que encanta pelos rios de águas cristalinas, muitas cachoeiras e fervedouros, além das famosas dunas que podem chegar a 30 metros de alturas,  entre tantas outras belezas naturais. 

Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o Fervedouro, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, o Rio Novo e a prática de rafting.

O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km², englobando as cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

 

Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima