VI Seminário de Gestão Socioambiental debate mudanças climáticas e sustentabilidade no TJTO

Hodirley Canguçu Um auditório recebe um seminário com plateia presente e um painel de especialistas sentado no palco. Um participante aparece por videoconferência em um grande telão central, com legendas exibidas nas telas laterais. O ambiente tem caráter institucional e tecnológico, favorecendo debates e apresentações sobre temas de interesse público.

A urgência em mitigar o aquecimento global e em se adaptar às variações impostas pelas mudanças climáticas foi um dos eixos centrais das discussões do VI Seminário de Gestão Socioambiental. Realizado nesta sexta-feira (19/6), no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o evento reuniu magistrados(as), servidores(as), estudantes, especialistas e gestores para refletir sobre questões propostas por grandes nomes da área, como o climatologista Carlos Nobre, um dos destaques da programação.

Com o tema “Sustentabilidade como Valor Institucional: Desafios Ambientais e Caminhos para o Futuro”, o evento foi aberto com a palestra magna do pesquisador Carlos Nobre, que alertou para as ondas de calor, secas e enchentes decorrentes das mudanças climáticas, que estão se intensificando cada vez mais, e para o aumento de 1,45 °C registrado de 2023 até o presente. Outro ponto importante destacado por Nobre foi a desertificação do Cerrado com o avanço da Caatinga, bioma semiárido, em decorrência das queimadas.

Após os alertas do especialista, a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS/TJTO), desembargadora Ângela Prudente, destacou, em seu pronunciamento, o momento crítico vivenciado pelo planeta.

“Estamos aqui em uma tarde memorável, com um tema que reflete a maturidade da nossa jornada. Tivemos uma palestra Magna que nos engrandeceu ainda mais nos trazendo reflexões não apenas a nível global, mas devemos pensar no Tocantins também, coração do nosso país, que inevitavelmente sente os reflexos destes impactos. Saímos com o compromisso da preservação dos nossos biomas tocantinense, cerrado e Amazônia, para fortalecermos cada vez mais o meio ambiente. Assumimos esse compromisso com nosso planeta, nosso país e nosso Estado”, finalizou disse a presidente da CGPLS, desembargadora Ângela Prudente.

Com o desafio de gerir a capital mais nova do país e uma das mais quentes do Brasil, que figura constantemente no ranking do Instituto Nacional de Meteorologia por suas elevadas temperaturas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que encerrou 2025 com o plantio de mais de 26 mil mudas, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA).

“Ao promover um seminário como este, o Judiciário toma um protagonismo se aproximando da população”, disse o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito Eduardo homenageou a desembargadora Ângela Prudente com um certificado concedido pela FMA por seu compromisso institucional com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Promovido pelo TJTO, por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), o VI Seminário de Gestão Socioambiental integrou a programação do Junho Ambiental e destacou ações desenvolvidas pelo Judiciário tocantinense para ampliar a responsabilidade socioambiental.

Junho Ambiental

O Seminário realizado nesta sexta-feira à tarde integrou a programação do Junho Ambiental, que contou ainda com a entrega de lacres e tampinhas ao Hospital de Amor, por meio da campanha “Amor em Doação”, e com o IV Encontro de Gestão Socioambiental do Poder Judiciário Tocantinense, realizados no período da manhã.

Para a próxima segunda-feira (22/6), está prevista a implantação da coleta seletiva na Comarca de Palmeirópolis. A programação da iniciativa será encerrada no dia 26 de junho, com a 6ª edição do Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária, no estacionamento do TJTO.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima
Nós usamos cookies
Usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, para outras finalidades, conforme especificado na política de cookies. Negá-los poderá tornar os recursos relacionados indisponíveis.