TJTO recebe comitiva do TJBA para compartilhar experiências com o sistema eproc

Elias Oliveira Foto aberta de uma reunião entre integrantes do Judiciário do Tocantins e comitiva do TJBA

Em processo de implantação do sistema eproc, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) visita nesta quinta-feira (24/7) a cidade de Palmas para conhecer de perto a experiência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) com a ferramenta digital que está modernizando a tramitação eletrônica de processos no Judiciário brasileiro.

A visita técnica da comitiva baiana ao TJTO é liderada pela presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Também integram a comitiva o desembargador Paulo Cesar Bandeira de Melo Jorge, o juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Britto, a secretária judiciária Dilcema Araújo e o servidor Bruno Menezes.

O objetivo é fortalecer a integração entre os tribunais e garantir uma implantação segura, eficiente e ajustada às realidades locais.

em uma sala de reunião, a desembargadora Jacqueline (ao centro), fala; ao seu lado estão sentados a presidente do TJTBA e demais participantes da reunião

Pela manhã, a comitiva foi recebida pela vice-presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno, responsável pela implantação do eproc no Tocantins, além dos juízes auxiliares da Presidência, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho. A programação segue ao longo do dia com apresentações técnicas, trocas de experiências e debates sobre as funcionalidades do sistema. A comitiva permanece no Tocantins até esta sexta-feira à tarde, acompanhando a agenda institucional.

 

Compartilhamento de boas práticas

Durante a visita, as equipes da Diretoria Judiciária (Dijud) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf) do TJTO apresentaram o funcionamento do sistema, abordando temas como: distribuição, compensação, vinculação de classes e órgãos julgadores, além de cadastros básicos (magistrado, servidor, classe e assunto). Também foram demonstrados os painéis de redistribuição por período e o painel geral que centraliza os dados do sistema.

 

Tribunal colaborador

Em funcionamento no Judiciário tocantinense há 14 anos, o eproc consolidou-se como ferramenta essencial para a celeridade processual, a segurança da informação e a modernização dos serviços prestados à sociedade. O TJTO é um dos tribunais designados para prestar apoio técnico ao TJBA na implantação do sistema.

Além da Bahia, o TJTO também irá colaborar com os Tribunais de Justiça de Sergipe, Alagoas e Mato Grosso do Sul, conforme termo de cooperação técnica firmado em maio deste ano, durante o III Encontro Interinstitucional do eproc, realizado em Belo Horizonte (MG).

Presidente do TJBA, mulher de pele branca e cabelos louros; ela usa roupa estampada nas cores preta e verde

“Estamos muito entusiasmados, porque em cada visita que realizamos observamos a eficiência e a qualidade desse sistema”, afirmou a presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Resende.

A presidente do TJBA destaca que sua equipe também já visitou os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que operam com o eproc. Segundo ela, pelo que foi deliberado pela Comissão Nacional, o Tribunal do Tocantins e o Tribunal do Rio Grande do Sul irão dar esse apoio no acompanhamento da implantação na Bahia.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima