
Gestão de resíduos sólidos e a realização do IV Seminário de Gestão Socioambiental foram os principais assuntos discutidos pelos membros da Rede TO Sustentável durante a primeira reunião do grupo este ano. O evento foi realizado na tarde da última sexta-feira (19/4), no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Ao abrir a reunião, a coordenadora da Rede, desembargadora Ângela Prudente, que também é vice-presidente do TJTO e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS/PJTO), destacou o trabalho de parceria e os frutos alcançados não só pelo Judiciário, mas também por todas as instituições que integram a Rede TO Sustentável.
“Eu digo que a sustentabilidade não tem mais volta, e a gente pode fazer a diferença, não só para o nosso município, estado, para o Brasil, mas para o mundo. Esse é o grande compromisso que temos para com as gerações presentes e, principalmente, com as futuras”, destacou a desembargadora, reforçando o que o grupo tem ciência da importância do meio ambiente para o planeta e da responsabilidade de cada um nesse sentido.
Painel de resíduos sólidos
Durante a reunião, o promotor de Justiça Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, coordenador do Centro Operacional do Meio Ambiente, apresentou o Painel de Resíduos Sólidos desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins. “Com esse trabalho, a gente pode desenvolver várias ações na questão dos resíduos sólidos”, disse.
O painel traz informações sobre os aterros sanitários e lixões nos municípios tocantinenses. “Nós nos propomos a lançar mão de todas as informações que a gente tinha catalogadas pelo trabalho de mais de década do dr. José Maria (Procurador falecido no ano passado) para tentar ofertar a todos da Rede e para a população do Tocantins o maior nível de conhecimento técnico e o maior nível de conhecimento público e transparente da situação dos aterros sanitários e dos lixões no estado.”
Na oportunidade, a desembargadora Ângela Prudente parabenizou o promotor pela ferramenta de gestão de resíduos sólidos.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, também parabenizou o MPTO e toda a equipe pelo trabalho. Segundo o gestor, em relação a esse tema, o Governo do Estado está “com muita vontade de fazer essa luta andar”.
IV Seminário de Gestão Socioambiental
Outra pauta da reunião, o IV Seminário de Gestão Socioambiental foi apresentado pela equipe da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa). E, na oportunidade, deliberou-se que os parceiros deverão enviar suas propostas de temas, painéis e palestrantes para o seminário, que está previsto para ocorrer no mês de junho.
O evento é promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Cogersa e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Rede TO Sustentável.
Rede TO Sustentável
Participaram da reunião representantes de instituições e empresas que compõem a Rede TO Sustentável. Além do Poder Judiciário do Tocantins, integram o grupo o Ministério Público do Tocantins (MPTO); a Universidade Federal do Tocantins (UFT); a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); o Governo do Estado do Tocantins/ Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; a Prefeitura de Palmas/Fundação Municipal de Meio Ambiente; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Energisa.