Mais de 90 casais participam do Casamento Comunitário da Comarca de Araguaína neste sábado (12/4)

Divulgação Imagem de casal de costas durante celebração de casamento civil. Tem um juiz uma juíza segurando documentos em cima de uma mesa de madeira. Ao fundo, um adorno de madeira de treliça e aos lados, telas projetam flores brancas

A Comarca de Araguaína realiza, neste sábado (12/4), a 5ª edição do Casamento Comunitário. Para celebrar esse momento especial, 93 casais oficializam sua união no auditório do Fórum de Araguaína.

Nesta edição, estão programadas duas cerimônias. A primeira às 9h, com a participação de 46 casais, e a segunda às 17h, reunindo os outros 47 casais. A iniciativa é totalmente gratuita, sem qualquer cobrança de taxas cartorárias para a oficialização da união por meio do projeto.

A cerimônia conta com a presença de juízes de paz, autoridades locais e uma breve celebração simbólica para tornar o momento ainda mais especial. Com a certidão de casamento em mãos, os cônjuges passam a ter segurança jurídica em relação a bens e patrimônio do casal, facilitando, por exemplo, a compra de imóveis em conjunto e a garantia de herança para o cônjuge em caso de falecimento (direitos sucessórios).

Promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Diretoria do Foro local, em parceria com o Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas de Araguaína e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Ao realizar casamentos civis gratuitos, o Poder Judiciário do Tocantins busca fortalecer a cidadania e a inclusão social, permitindo que casais de baixa renda exerçam o direito de oficializar sua união. Muitos dos beneficiados já convivem há anos e sonham em se casar no civil, e a iniciativa torna esse sonho possível sem custos, removendo barreiras financeiras.

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima