
Prédios do Poder Judiciário do Tocantins ficaram com as luzes apagadas, por uma hora, na noite do último sábado (25/3), durante a “Hora do Planeta” 2023. O Tribunal de Justiça do Tocantins e instituições parceiras da “Rede TO Sustentável” aderiram ao movimento mundial que tem como objetivo conscientizar sobre desafios socioambientais, como a emergência climática e a perda da biodiversidade.
Em Palmas, as sedes do TJTO, da Corregedoria da Justiça (CGJUS), da Escola Superior da Magistratura (Esmat) e do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi) aderiram à mobilização, além de 19 Fóruns (Palmas, Araguaína, Ananás, Itaguatins, Arapoema, Porto Nacional, Palmeirópolis, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Guaraí, Colinas, Miracema, Araguacema, Miranorte, Novo Acordo, Goiatins, Gurupi Natividade e Cristalândia).
No Norte do estado, a comarca de Xambioá conseguiu mobilizar outras instituições como a Justiça Eleitoral, Batalhão da PM, o Senai e Escola Estadual Eurico Mota, que também apagaram suas luzes, durante a “Hora do Planeta”. Entre os órgãos que fazem parte do "TO Sustentável” participaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Prefeitura de Palmas.
A presidente da Comissão Permanente Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, desembargadora Ângela Prudente, lembra que o movimento “Hora do Planeta” é um chamado global para que se dedique 60 minutos à reflexão sobre as mudanças climáticas e o perigo da perda da biodiversidade. “É uma ação democrática, pois qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pode pausar a sua rotina por uma hora e direcionar seus pensamentos ao nosso planeta Terra, à necessidade de protegê-lo e de como somos protagonistas na defesa do meio ambiente.”
A desembargadora Ângela Prudente parabenizou, ainda, todas as pessoas e instituições que se mobilizaram para participar da ação. “Congratulo servidores, servidoras, magistrados, magistradas, parceiros da Rede TO Sustentável e a toda a sociedade tocantinense que aderiram a essa campanha mundial em prol da urgência que as questões climáticas reclamam e do esforço global para reverter a perda da nossa natureza."
“Hora do Planeta”
A “Hora do Planeta” é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, se tornou o maior movimento de base do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. (Com informações da WWF)