Em Pequizeiro, mais de 50 famílias recebem títulos de regularização fundiária

Lucas Nascimento Fotografia colorida onde um grupo de moradores da cidade de Pequizeiro seguram documentos de regularização fundiária enquanto posam para foto. Ao fundo está um longo palanque escuro e ao lado um pequeno palanque branco

A segunda-feira (11/3) marcou o início de uma nova fase na vida de 51 famílias do município de Pequizeiro, a 252 km da capital Palmas. Elas foram beneficiadas com a entrega dos títulos de regularização fundiária, em solenidade ocorrida na Câmara Municipal da cidade, com a presença do Poder Judiciário do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Cartório de Registro de Imóveis.

Em pronunciamento, a corregedora geral da justiça do Tocantins e vice-presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou que a regularização fundiária vai muito além de um processo burocrático. “É a garantia da dignidade humana, do direito social, do serviço público e da qualidade de vida do cidadão e cidadã”. A magistrada ainda ressaltou que toda esta ação só é possível graças ao esforço conjunto de instituições parceiras, como o governo do Tocantins, cartórios e prefeituras. “Hoje somos parceiros de 116, dos 139 municípios do Estado”, destacou.

O prefeito de Pequizeiro, Jocélio Nobre, lembrou que essa é a terceira vez que o município é agraciado com a entrega de títulos e agradeceu a atuação do Poder Judiciário. “Pela lei, o título é o que faz da pessoa proprietária. Um documento que traz credibilidade e torna mais efetivo os serviços da prefeitura, com políticas de infraestrutura e assistenciais", afirmou, destacando ainda que a regularização fundiária movimenta a economia local e valoriza o imóvel de cada beneficiado.  

Sonho realizado

Há mais de 20 anos residente na Rua Imperatriz, localizada no setor Nova Esperança, Domingos Nascimento Jesus, de 68 anos, recordou ter recebido o terreno em doação, no entanto, aguardava a oportunidade de regularizar. “Tirar esse documento era um sonho. Naquela casa, eu e a esposa criamos os filhos e construímos a vida. Hoje cuidamos dos netos e daqui uns anos, vamos deixar para eles”, contou.

Coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, o juiz Wellington Magalhães lembrou que em 2024 o Nupref completa seis anos, e que mais de 13 mil famílias já foram beneficiadas com a titulação. Ele ainda destacou a atuação do juiz Océlio Nobre, natural de Pequizeiro, e que também passou pela coordenação do Nupref. “A regularização abre uma nova página na vida das pessoas. Se conseguimos alcançar esse número de atendimentos, agradecemos a condução do colega Océlio Nobre e trabalhamos para que esta ação seja cada vez mais efetiva”, disse.

Parceiros

A solenidade contou com a presença da diretora Imobiliária e Comercial do Tocantins Parcerias, órgão do governo estadual, Zélia Bandeira Barros; o juiz diretor do Foro da Comarca de Colmeia, Marcelo Rostirolla; o presidente da Câmara de Vereadores de Pequizeiro, vereador Marcos Antônio Roma; e o oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Pequizeiro, Nelho Inácio da Silva.

Entregas

Entre os dias 11 e 12/3, o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça vai realizar mais de 200 entregas de títulos entre as cidades de Pequizeiro, Araguaína, Nova Olinda, Santa Maria e Pedro Afonso.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima