TJTO apresenta avanços da Transformação Digital e projetos de Inteligência Artificial com foco em eficiência

Lucas Nascimento A imagem mostra diversas autoridades, magistrados(as), gestores(as) e equipes técnicas sentados ao redor de uma longa mesa de reuniões na sala da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, durante a apresentação do Programa de Transformação Digital e dos projetos de Inteligência Artificial do TJTO.

O Programa de Transformação Digital e os projetos de Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foram apresentados nesta segunda-feira (22/6), em reunião realizada na sala da Presidência do Tribunal. Conduzido pela gestora do programa, desembargadora Jacqueline Adorno, o encontro reuniu desembargadores(as), magistrados(as), gestores(as) e equipes técnicas para detalhar os avanços tecnológicos que vêm modernizando a prestação jurisdicional no Estado.

A iniciativa integra a estratégia de inovação do Poder Judiciário tocantinense e está estruturada em quatro eixos: governança, pessoas, infraestrutura e modernização. Nesse contexto, as ações de Inteligência Artificial observam diretrizes de governança e segurança da informação, em conformidade com a Resolução CNJ nº 615/2025, que estabelece parâmetros para o uso responsável e ético da IA no âmbito do Poder Judiciário. Dentro desse escopo, foram apresentados projetos de automação, integração de sistemas e soluções de Inteligência Artificial aplicadas às áreas judicial e administrativa.

Na abertura da reunião, a presidente do TJ, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância da transformação digital para o futuro da instituição.

“Esse é um assunto que não pode ser adiado, porque a transformação digital é uma demanda que todos nós precisamos enfrentar. Quanto mais cedo avançarmos, melhores condições teremos de aprimorar o nosso trabalho. Esse é um momento muito importante”, afirmou.

Para a gestora do Programa de Transformação Digital, desembargadora Jacqueline Adorno, a reunião também representou uma oportunidade de alinhamento institucional e de compartilhamento das ações em andamento.

“Nós vamos estar recebendo o Comitê Nacional do eproc, no evento pelos 15 anos do sistema. Vamos receber muita gente de fora e é importante que todos saibam o que está acontecendo dentro do próprio Tribunal. Essa reunião é uma forma de socializar essas informações”, destacou.

PROJETOS

Durante a apresentação técnica, a diretora de Tecnologia da Informação, Alice Setúbal, detalhou os investimentos realizados em infraestrutura, segurança da informação e modernização dos sistemas. Entre os avanços destacados estão o aumento da capacidade de processamento, o fortalecimento da rede e a implantação de soluções de redundância, medidas que garantem maior estabilidade operacional aos serviços do Judiciário.

Outro destaque foi o sistema eproc, considerado um dos maiores exemplos de governança colaborativa do Judiciário brasileiro. Atualmente, 20 tribunais do país participam do desenvolvimento conjunto da plataforma, compartilhando soluções e aperfeiçoamentos em um modelo nacional de cooperação.

No campo da Inteligência Artificial, o servidor Ângelo Stacciarini apresentou os projetos estratégicos desenvolvidos pelo Tribunal. O primeiro deles é o GAIA, ferramenta voltada à atividade jurisdicional e integrada ao eproc, desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

A solução é composta pelo GAIA Assistente, um chat conversacional disponível na tela do sistema processual para consultas, resumos e apoio às atividades diárias, e pelo GAIA Minuta, ferramenta destinada à elaboração de minutas e ao apoio na redação de decisões judiciais por magistrados e assessores, proporcionando mais agilidade e eficiência na tramitação processual.

Também foi apresentado o projeto Gemini, direcionado às áreas administrativas. A ferramenta integra os recursos de Inteligência Artificial do Google Workspace às rotinas de gestão, produção de documentos, análise de dados e desenvolvimento de agentes institucionais.

Durante a reunião, também foi destacada a importância da capacitação contínua de magistrados e servidores para garantir a utilização segura e eficiente das novas tecnologias.

Ao final da reunião, a presidente do TJTO destacou o impacto institucional da modernização e o legado em construção no Judiciário tocantinense.

“Nós podemos ter muito orgulho, magistrados e servidores, hoje nós temos equipamentos de ponta para trabalhar, nós somos privilegiados. São equipamentos que facilitam muito o nosso trabalho. É muito orgulho pra mim que estou aqui desde o início fazer parte desse momento, que é um momento de transformação para nós todos”, afirmou.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima
Nós usamos cookies
Usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, para outras finalidades, conforme especificado na política de cookies. Negá-los poderá tornar os recursos relacionados indisponíveis.