
Com o tema “Ouvidorias e Cidadania” o Superior Tribunal de Justiça – STJ, com o apoio Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho da Justiça Federal, realizaram nesta segunda-feira (2/12) o I Simpósio Nacional de Ouvidorias Judiciárias. O evento, ocorreu no auditório externo do STJ, em Brasília e contou com a participação do Tribunal de Justiça do Tocantins.
A juíza auxiliar da presidência do TJTO, Silvana Parfieniuk e o auxiliar judiciário, que atua diretamente na Ouvidoria do Tribunal, Raimundo Alves Costa Filho representaram o Judiciário tocantinense. Durante todo o dia eles acompanharam as conferências, que trataram do papel das ouvidorias na efetivação da cidadania.
Além das conferências, durante o evento foram definidas algumas medidas para as ouvidorias judiciárias, como uma proposta de padronização dos procedimentos. Participaram do evento ouvidores de Justiça de diversos tribunais do País e outras instituições integrantes do sistema de justiça.
O Simpósio foi aberto pelo Presidente do STJ, Ministro Felix Fischer e pelo Diretor da Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Humberto Martins. Também participou da abertura o Ouvidor-Geral do CNJ, conselheiro Gilberto Valente Martins.