
No domingo (7/9), o Brasil celebrou 203 anos de Independência com o tradicional desfile cívico-militar, em Palmas, que trouxe como tema “Educação que transforma o Brasil”. O evento contou com a presença de diversas autoridades e foi acompanhado por milhares de pessoas. Representando o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a desembargadora Ângela Prudente, primeira-dama do Estado, participou das comemorações ao lado do governador interino, Laurez Moreira.
A magistrada destacou a importância da data para a história e para o presente do país.
“O 7 de Setembro é um marco da nossa liberdade e também da nossa responsabilidade. O Poder Judiciário do Tocantins reafirma, neste dia, o compromisso de garantir direitos, fortalecer a democracia e promover uma justiça mais humana e inclusiva para todos”, afirmou.
Durante o desfile, organizado pelo Governo do Estado, as autoridades percorreram a avenida em carro aberto e realizaram a tradicional revista às tropas. A programação teve início com a participação das Forças Armadas, seguida pelo desfile de cerca de mil estudantes das escolas estaduais, ao som das fanfarras. O público também acompanhou a apresentação de tropas motorizadas das polícias Militar, Rodoviária Federal e Civil, além do Corpo de Bombeiros, da Marinha e do Exército.
Para o governador interino, a data é um momento de reflexão sobre o futuro do país.
“Somos uma nação muito nova e temos muito a aprender com as nações mais experientes, mas eu acredito muito no nosso povo. O meu objetivo é fazer com que o Tocantins seja uma referência para o Brasil”, afirmou.
As arquibancadas ficaram lotadas de populares que prestigiaram o ato cívico. “Sempre venho assistir ao desfile da Independência. Acho emocionante ver os estudantes participando de um momento tão importante para todos nós”, disse a vendedora Vivien Martins Freire.