
Estudantes de mais uma instituição de ensino terão a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do Poder Judiciário, por meio de estágio voluntário. Um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Tocantins e a Universidade do Tocantins - Unitins, nesta terça-feira (12/8), garantirá vagas para alunos de diferentes cursos. A parceria entre as instituições foi assinada pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, e pelo magnífico reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo.
A presidente avaliou que o convênio irá promover benefícios para o Judiciário e para a Universidade. "Vai resultar em bons frutos tanto para a Unitins, quanto para o Tribunal, será possível abrir vagas na Capital e nas comarcas do interior, ampliando para cursos além do Direito. É uma oportunidade para os estudantes aplicarem na prática a teoria da sala de aula", afirmou a desembargadora Ângela Prudente.
Importância compartilhada pelo reitor da Unitins, Joaber Macedo. "O estágio traz o aluno para o mercado de trabalho, para ele conhecer a realidade fora da academia, ele já começa a ter uma vivência profissional aliada com a teoria que está aprendendo na universidade. A prática tem essa função, de fixar o conhecimento, ou seja, ficando natural na vida e na profissão do estudante".
Também acompanharam a assinatura do convênio a juíza auxiliar da presidência, Silvana Parfieniuk e o diretor geral do TJTO Flávio Leali.
Sobre o Convênio
A concessão de estágio ficará condicionada à apresentação ao TJTO de comprovante de matrícula e histórico escolar ou declaração, comprovando ter o aluno obtido, no mínimo, 70% (setenta por cento) do total dos créditos exigidos pelo currículo mínimo do curso freqüentado. Entre as atividades que serão exercidas pelos estudantes dentro do Poder Judiciário, está o apoio na digitalização dos processos físicos ainda restantes. O número de vagas ocorrerá conforme as necessidades do Tribunal de Justiça.


