TJTO está entre os dez melhores Tribunais do Brasil em Planejamento de Gestão Estratégica

O Conselho Nacional de Justiça divulgou o ranking dos Tribunais de Justiça do Brasil com o melhor índice de cumprimento do Planejamento Estratégico em 2013. O TJTO se destaca entre os que atingiram os melhores percentuais, ficando em 8º lugar, na classificação do CNJ. A média nacional, envolvendo todos os Tribunais, é de 61,20% de cumprimento. Já a média da justiça estadual é de 60,26%. O Tribunal tocantinense superou esses percentuais alcançando 76,5% de cumprimento.

A presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, recebeu o resultado com muita satisfação. Para ela os índices são reflexos de ações administrativas que visam a otimização de recursos humanos e financeiros, além do comprometimento de magistrados e servidores com o desenvolvimento do Poder Judiciário do Tocantins. "Não é possível se desenvolver sem planejamento. Por isso, nós levamos a sério e trabalhamos com afinco para cumprir metas e promover a modernização do Judiciário tocantinense. O resultado final é o aprimoramento da nossa prestação jurisdicional", garante a presidente.   
O Tocantins superou estados consolidados, como, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo. Em detalhes, é possível conferir todos os eixos do Planejamento evoluíram positivamente e contribuem para o percentual satisfatório do TJTO, como capacitação tecnológica que chegou a 90%, monitoramento 72,5%, comunicação da estratégia 75%, planejamento 80% e execução 72%.

O acompanhamento de projetos e metas é realizado rotineiramente pelos gestores e monitorado pela coordenadoria de Gestão Estratégica do Tribunal - Coges. De acordo com José Atílio Beber, coordenador da área, os resultados da Governança Estratégica divulgados pelo CNJ, apontam o avanço da gestão estratégica no TJTO.
Para o coordenador também demonstra uma maturidade alcançada pelo trabalho e comprometimento da gestão, magistrados e servidores. "Mas de forma alguma significa que chegamos ao final. Apenas nos mostra que estamos no rumo certo", reforçou Atílio Beber.
O TJTO já está trabalhando os macrodesafios do Planejamento Estratégico 2015-2020, propostos pelo CNJ. As metas estão sendo apresentadas a todo Poder Judiciário em visita da Coges a cada Comarca. "O novo ciclo que iniciaremos contará com a maior participação de magistrados e servidores e certamente os resultados que alcançaremos serão ainda melhores", ressaltou o coordenador de Gestão Estratégica.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima