TJTO adere ao Outubro Rosa: combate ao câncer de mama

O Tribunal de Justiça do Tocantins aderiu ao Outubro Rosa, campanha internacional que busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Em virtude disso, a iluminação do prédio do TJTO ficará cor-de-rosa durante todo o mês.

A iluminação cor rosa “é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina”, conforme o Ministério da Saúde. Essa é uma das várias ações que ocorrem em todo mundo em prol da conscientização do câncer de mama e do engajamento da sociedade que ocorre no mês de outubro, que é o mês de alerta específico para a prevenção ao câncer de mama na mulher.

Este ano, conforme informações do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, alguns órgãos do Judiciário aderiram à campanha. Em Brasília, por exemplo, os edifícios do Supremo Tribunal Federal - STF e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, ficarão iluminados na cor da mobilização.

O tom de rosa também coloriu o portal oficial (www.tjto.jus.br) e as páginas nas redes sociais (Twitter e Facebook) do Tribunal de Justiça do Tocantins. “O Outubro rosa é um destaque visual para lembrar as pessoas da importância da prevenção”, afirma Leni Vieira, psicólogo do TJTO.

Histórico

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade. Este movimento começou nos Estados Unidos nos anos 90, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro.

 

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em outubro de 2002. A cada ano a adesão ao movimento aumenta.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima