Saúde mental no trabalho é tema de seminário promovido pelo TRT10 em parceria com o TJTO

Rondinelli Ribeiro auditorio cheio com pessoas sentadas na plateia e no palco sete pessoas sentadas em cadeiras enquanto uma de pé fala ao microfone

“Hoje, nós vivemos um mundo totalmente digital, em que as pessoas têm muita pressa. Um esgotamento preocupante, que vem se agravando cada vez mais. Atualmente, o maior índice de licenças médicas entre os trabalhadores do Judiciário refere-se à saúde mental. E nós trabalhamos para as pessoas. Por isso, temos que nos cuidar para cuidar das pessoas”.

A declaração é da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, em pronunciamento durante a abertura do III Seminário Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho. O evento é uma realização da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10° Região (EJUD-TRT10) e acontece, nesta quinta e sexta-feira, dias 29/2 e 1º/3, de forma virtual pelo canal da Escola no YouTube e presencial no auditório Doutor Feliciano Machado Braga, no Palácio da Justiça Rio Tocantins, em Palmas.

Com a participação de profissionais da saúde, juristas, professores e estudantes de Direito, a terceira edição do seminário traz como tema a “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: Perspectivas Multidisciplinares”, e conta com a parceria do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Em sua fala, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe ainda ressaltou a atenção do TJTO nos cuidados com a saúde de seus integrantes, como as ações do Centro de Saúde (CESAU) e do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), que além dos atendimentos também realiza intervenções educativas de prevenção nas Comarcas do Estado.

“No Judiciário, nosso bem mais valioso é o quadro de magistrados, servidores e colaboradores. E nós precisamos ter qualidade de vida para atuar por uma justiça que é cada vez mais cobrada por agilidade na prestação de serviços à sociedade”, destacou a presidente do TJTO.

Foto: Rondinelli Ribeiro

Parceria

Também prestigiou a solenidade, o juiz e segundo diretor adjunto do conselho de cursos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, José Ribamar Mendes Júnior, representando o diretor-geral da instituição, desembargador Marco Villas Boas. O magistrado ressaltou que a Esmat está sempre disposta a apoiar iniciativas que multipliquem o conhecimento, sobretudo relativas à qualidade de vida e o bem-estar da sociedade. “Nos sentimos honrados em estar ao lado da Escola Judicial do TRT da 10ª Região neste importante evento, contribuindo com as nossas estruturas e tecnologias”, comentou.

Já o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador Alexandre Nery de Oliveira, celebrou a relação construída entre o TRT10 e o TJTO. “Nós verdadeiramente somos tribunais irmãos. Ao longo dos anos foram inúmeras visitas e em todas elas houve um grande acolhimento por parte de toda a corte de magistrados e também dos servidores. Me honra muito, já no término de minha gestão à frente do TRT10, encerrar com uma visita a Palmas e ao Tocantins, neste seminário com uma temática tão necessária à discussão”, completou.

Foto: Rondinelli Ribeiro.

Conferência

“Trabalho e Saúde Mental como Prioridade” foi o título da mesa de abertura do evento, coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Roniclay Alves de Morais, que contou com a participação do psiquiatra e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Leonardo Baldaçara, e da juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, Mirela D’arc de Melo.

E no fim do primeiro dia de programação, o juiz auxiliar da presidência do TJTO, representando a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, recebeu das mãos do vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador José Ribamar Oliveira Lima Júnior, um certificado de participação e uma lembrança oferecida pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins.

Foto: Rondinelli Ribeiro.

Presenças

Na mesa de honra da solenidade também estiveram: o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador Alexandre Nery de Oliveira; o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador João Luis Rocha Sampaio; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, juiz Rossifran Trindade de Souza; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Sérgio Skeff Cunha, representando o presidente da instituição, Gedeon Pitaluga; e o integrante da diretoria da Associação Tocantinense dos Advogados Trabalhistas e da diretoria da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Leonardo Meneses Maciel, representando o presidente ATAT, Murilo Braz Vieira.

O III Seminário Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho também conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e Associação Tocantinense de Advogados Trabalhistas (ATAT).

Clique aqui e confira a programação completa e assista neste link a abertura oficial do evento.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima