Roda de conversa do Projeto Justiça em Diálogo discute pessoas com deficiência e relações de trabalho

Arte com fundo branco com o nome Justiça em Diálogo em destaque com fontes nas cores amarelo escuro, cinza e azul, e elementos gráficos (figuras de pessoas diversas) distribuídos ao londo do nome Diálogo

Com a participação de 86 pessoas, entre servidores (as), magistrados (as) e estagiários (as), a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) realizou, na tarde de terça-feira (23/4), uma roda de conversa com o tema: "Pessoas com deficiência e relações de trabalho: reflexões sobre capacitismo".

O palestrante do evento foi o juiz aposentado Adhemar Chufalo Filho, que na oportunidade explanou sobre as políticas de inclusão, direitos e as dificuldades de acesso das pessoas com deficiência.

O magistrado explicou ainda o conceito de capacitismo, que consiste no preconceito estrutural que atinge pessoas com deficiência e enfatizou a importância de considerar as demandas deste público em todas as fases da vida.

Print da tela de um monitor com várias janelas abertas com a identificação dos participantes do evento
Evento contou com a participação de 86 pessoas

A roda de conversa faz parte do Projeto “Justiça em Diálogo” e foi realizada pela plataforma Google Meet.

 

Acessibilidade e inclusão

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Poder Judiciário do Tocantins foi representada, no evento, pela servidora Patricia Idehara. Segundo ela, a comissão considera o projeto da Diretoria de Gestão de Pessoas muito importante, pois acredita que o diálogo é sempre o melhor caminho para vencer qualquer tipo de barreira, e que é preciso fazer uma escuta qualificada sobre as vulnerabilidades.

Patricia ressalta que a CPAI está à disposição de todos os servidores e servidoras com deficiência, principalmente os (as) novatos (as) e residentes jurídicos, que ainda não têm total conhecimento sobre as unidades do TJTO.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima