
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, prestigiou nesta quinta-feira (28/9), a posse do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade, em que também foi empossado o ministro Edson Fachin como vice-presidente, aconteceu no plenário do STF e contou com a presença de várias autoridades e chefes de outros poderes.

“Saúdo o presidente do STF e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente Edson Fachin, que comandarão a Suprema Corte pelos próximos dois anos. Tenho certeza que será uma gestão exitosa, coroada de muito sucesso e baseada no equilíbrio e experiência”, declarou a presidente do TJTO, destacando a satisfação de participar da solenidade, ocasião em que também manifestou seus cumprimentos à ministra Rosa Weber, que deixa a Presidência do STF e CNJ com notáveis resultados e conduta admirável.
Perfil
O ministro Luís Roberto Barroso é natural de Vassouras (RJ), completou dez anos de Corte em junho deste ano, após assumir a vaga do ministro Ayres Britto (aposentado). É graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Ainda, em sua vida acadêmica, lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB). Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado constitucionalista. (com informações do STF)