
Durante visita à Comarca de Dianópolis nesta quinta-feira (25/4), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio às Comarcas – Nacom. As atividades iniciadas na última segunda-feira, (22/4), envolvem uma equipe de quatro servidoras do Núcleo, atendendo, especificamente, a Vara Cível, que lida também com os casos de Família e da Infância e Juventude, que têm à frente o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna.
Até o início da tarde desta quinta-feira um total de 6.426 atos judiciais já tinham sido praticados pela equipe do Nacom nestas comarcas. Ao todo 4.072 processos passaram por análise, resultando em diferentes ações, tais como sentenças, despachos, decisões, remessas para a Defensoria Pública, Remessas para o Ministério Público Estadual e mandados. As escrivanias também foram reorganizadas com a aplicação de um layout funcional que facilita a localização e manipulação dos processos físicos. A equipe permanece em Dianópolis até a manhã desta sexta-feira, (26/4).
A Comarca de Dianópolis compreende, ainda, os distritos judiciários de Conceição do Tocantins, Novo Jardim, Rio da Conceição e Taipas do Tocantins. A servidora Eugênia Paula Machado, que integra a equipe do Nacom, conta que “a primeira reação dos servidores quando começamos a descer os processos e retirar as portas dos armários para iniciar a reorganização e etiquetagem com o novo layout cartorial foi um misto de surpresa e dúvida, porém, quando os resultados começam a aparecer percebemos que eles paulatinamente se envolveram e compreenderam que a mudança veio para melhorar as rotinas”.
O juiz Jossannner Luna ponderou que a forma de distribuição dos processos e a organização das escrivanias vai facilitar o trabalho dos servidores e possibilitar o andamento dos que estavam aguardando providências. “O Nacom veio, de fato, desconstruir paradigmas arcaicos, sem método e organização e implantar uma nova cultura que foca numa técnica moderna de trabalho que vai nos possibilitar celeridade”, analisa o magistrado. Segundo o juiz quando os advogados visitam o Fórum de Dianópolis e se deparam com o novo layout ou precisam consultar algum processo, já percebem que “a mudança veio para realmente agilizar e não só para tornar o cartório esteticamente melhor”. O diretor do Foro tinha sob sua responsabilidade, até o relatório do final de março, 3.110 processos na Vara Cível, 768 versando sobre assuntos de Família e 194 de Infância e Juventude, destes, somente pouco mais de mil processos entraram pelo processo eletrônico do e-Proc.
Reconhecimento
Com 19 anos de serviços prestados ao Poder Judiciário Tocantinense, a servidora Maria das Graças Gomes Araújo, escrivã da Vara Cível, comenta os resultados da atuação do Nacom em Dianópolis. “O Nacom deu uma verdadeira injeção de ânimo naqueles que trabalham na Comarca, pois ao apresentar uma reorganização agilizou e vai continuar agilizando nosso trabalho”. Ela confessa que num primeiro momento foi impactante, mas que com apenas três dias de trabalho já era possível perceber mudança positiva, sentimento compartilhado pelos outros quatro servidores que integram a estrutura do Cartório.
Fortalecimento da 1º instância
Diante de resultados positivos, em reunião realizada com as presenças de magistrados e servidores, a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, parabenizou a todos pelo empenho em criar uma estrutura mais moderna e operacional, e por ajudar a desafogar os trabalhos na Comarca. A desembargadora lembrou que na sua gestão “a maior preocupação é o fortalecimento do primeiro grau de jurisdição, com vistas ao cumprimento da missão institucional de garantir a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, segura e eficaz, e que o Nacom tem papel fundamental para que isto se torne realidade”.


