
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, e o diretor do Fórum de Tocantínia, juiz de direito Jorge Amâncio de Oliveira, entregaram nesta terça-feira (13/8) a reforma e adequação do prédio sede da Comarca. O Fórum passou por ampliação e reforma geral de piso, forro, cobertura, estrutura elétrica e hidráulica, além de um sistema moderno de climatização, móveis novos, extintores de incêndio e recursos de segurança como grades nas janelas.
Para o diretor Jorge Amâncio de Oliveira “servidores e jurisdicionados terão agora um ambiente propício. O que se viu aqui foi uma verdadeira transformação, que criou condições de trabalho e deu mais segurança a todos, e isto acaba se revertendo num trabalho mais eficaz, célere e adequado por parte do Poder Judiciário”.
Secretário do juízo, o servidor José Nunes Oliveira acredita que com a reforma até o ânimo dos servidores muda. “Com melhores condições de trabalho, a produtividade e o rendimento dos servidores será bem melhor, e a gente já percebe a alegria de todos aqui com esse novo ambiente”, comenta Oliveira. Já com 15 anos de judiciário, a técnica judiciária Maria Sebastiana Galvão da Silva é da mesma opinião, e frisa a melhora no atendimento. “Ganhamos muito como servidores, mas ganha também os jurisdicionados que terão um atendimento mais condizente”, comenta Maria Sebastiana.
A Casa da Justiça
Ao se dirigir aos presentes a desembargadora Ângela Prudente lembrou ter visitado o Fórum ainda como Corregedora-Geral de Justiça e ter percebido que ali havia uma estrutura não condizente para o rendimento profícuo dos servidores e magistrado. “Esta é a Casa do Povo, destinada ao abrigo da prestação jurisdicional e que acolherá todos aqueles que buscam a solução dos conflitos de seus interesses. A Casa da Justiça, dentre os bens públicos de uso especial, é a que efetivamente permite a todos a igualdade perante a lei. Nada mais justo que ela propicie condições dignas de trabalho e de atendimento de todos aqueles que precisam do Poder Judiciário. Hoje me orgulha perceber que o Fórum de Tocantínia reúne essas condições”, disse a presidente do TJTO.
Autoridades presentes
Estiveram presentes ao evento o desembargador Eurípedes Lamounier; o prefeito de Tocantínia, Muniz Araújo Pereira; o prefeito de Rio Sono, Roberto Campos; o presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão Lopes; o promotor de justiça de Tocantínia, João Edson de Souza (representando o Ministério Público Estadual); o subdefensor Público-Geral Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek; o Ouvidor Regional Eleitoral do TRE-TO, juiz Zacarias Leonardo; o presidente da Asmeto, juiz Helvécio de Brito Maia Neto; o vice-presidente da Câmara Municipal de Tocantínia, vereador Hélio Ferreira Machado; o tenente coronel Márcio Bandeira Lima, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar; além de diretores do TJTO e magistrados.
O promotor de Justiça João Edson disse que “muitas vezes participei de audiências que eram realizadas em condições precárias e agora percebo terão uma mudança significativa por tudo que esta nova estrutura nos oferece”. Já o presidente da OAB, seccional Tocantins, fez questão de destacar o bom relacionamento que a entidade que representa vem mantendo com a atual gestão da presidente Ângela Prudente. “A desembargadora Ângela Prudente, em seis meses de gestão tem demonstrado que quer deixar uma marca de mudanças significativas no judiciário, e essa inauguração de hoje se inscreve nesse sentimento. Nós da Ordem temos conseguido uma relação de parceria com essa gestão, e estamos dispostos a contribuir em tudo que for possível, pois sabemos que todos ganharemos com isso”, concluiu Epitácio Brandão.













