
O coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), João Ornato Benigno Brito, ministra no dia 30 de março (quinta-feira), palestra sobre "A importância do Prêmio CNJ de Qualidade como instrumento de gestão e trabalho", durante encontro sobre a importância do Prêmio CNJ de Qualidade no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O painel é destinado a todo o corpo funcional do TJMA, mediante inscrições no sistema acadêmico Tutor, abertas até 17 de março (sexta-feira).
O evento tem o objetivo de compartilhar mecanismos inovadores voltados para a efetividade da jurisdição e aumento da produtividade e acontecerá no dia 30 de março, a partir das 8 horas, no Auditório da Associação dos Magistrados (AMMA - Rua Búzios s/n).
Na última edição do Prêmio CNJ de Qualidade, o tribunal maranhense foi classificado com a certificação na categoria “Prata”, alcançando a pontuação de 63,29%. Nesse sentido, considerando a importância da certificação como instrumento que proporciona destaque para a atuação do Poder Judiciário do Maranhão no cenário nacional, foi instituída a denominada meta audaciosa no Planejamento Estratégico 2021-2026, que consiste em “atingir o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade até o término de 2026”.
O encontro vai esclarecer dúvidas de magistrados, magistradas, profissionais e equipes do tribunal sobre mecanismos de produtividade e como atender aos critérios da premiação instituída pelo CNJ: pontuações relacionadas ao Justiça 4.0, Centros de Inteligência, Núcleos de Estatística, priorização do 1º grau e aos critérios de Produtividade e Dados e Tecnologia, especialmente as dúvidas referentes ao DataJud.
Participará como palestrante, o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (COGES) do Tribunal Estadual do Tocantins (TJTO), João Ornato Benigno Brito, formador da ESMAT – Escola Superior da Magistratura Tocantinense - nas áreas de Gestão de Projetos e Metodologia para Teletrabalho.
Sobre o Prêmio CNJ de Qualidade
O Prêmio CNJ de Qualidade funciona como um compêndio de critérios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é, atualmente, o principal instrumento de aferição da qualidade da prestação jurisdicional do país. Criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013, busca incentivar a produção de dados e o aprimoramento do Sistema de Estatísticas do Poder Judiciário.
Ao longo dos anos, vários critérios foram sendo aperfeiçoados e incluídos no regulamento da premiação, que é dividida em quatro eixos principais: Governança; Produtividade; Transparência; Dados e Tecnologia. Em sua quarta edição, a premiação traz avanços com a valorização de ações dos tribunais nas áreas de tecnologia e inovação, infância e juventude, ações ambientais e cooperação judiciária, entre outros temas.
SERVIÇO
Palestra: A importância do Prêmio CNJ de Qualidade como instrumento de gestão e trabalho
Data: 30/03 - às 8h
Palestrante: João Ornato Benigno Brito (TJTO - ESMAT)
Inscrições: 13 a 17 de março - AQUI - (40 vagas no Tutor), mais lista fechada formada por secretários e secretárias judiciais
Modalidade: Híbrida (presencial e com transmissão pelo Canal do YouTube EAD ESMAM)
Local: Auditório da AMMA