
O 1º Encontro da Infância e Juventude realizado na Comarca de Paraíso do Tocantins, no último dia 30, por iniciativa do juiz da 2ª Vara Cível, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Precatórias Cíveis, Esmar Custodio Vencio Filho alcançou pleno êxito.
Com a presença de mais de 50 pessoas, entre prefeitos, secretários e vereadores dos municípios que compõem a Comarca de Paraíso do Tocantins, o evento ainda contou com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Polícias Civil e Militar, conselheiros tutelares, entidades religiosas, assistentes sociais e psicólogos.
O Auditor Fiscal do Trabalho e Presidente do Fórum Estadual de Combate do Trabalho Infantil, Jalson Jácomo do Couto ministrou palestra a respeito do trabalho infanto-juvenil.
Foram tratados assuntos dos mais variados temas no âmbito da infância e juventude, dentre eles: a elaboração, pelos municípios, do plano municipal socioeducativo; estruturação da rede de acolhimento de menores em situação de risco ou vulnerabilidade; melhoria da qualidade dos procedimentos policiais que embasam as ações socioeducativas; adequação do procedimento de adoção; melhoria da estruturação física e humana dos Conselhos Tutelares; implementação da execução das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade; elaboração de convênios voltados para o atendimento sócio educativo dentre outros.
“Este encontro foi como o lançamento de uma pedra fundamental na busca pela melhoria do atendimento da criança e adolescente na Comarca de Paraíso do Tocantins. O abandono a que nossa infância e juventude estão submetidas tem que acabar. Somente com trabalho conjunto e a estruturação da rede de atendimento e acolhimento dos menores é que poderemos reduzir tanto os índices de atos infracionais, como da reincidência, garantindo-lhes perspectivas e oportunidades de trabalho, educação, lazer, convivência familiar e dignidade”, concluiu o juiz Esmar Custodio Filho.


