
Na última semana, de 19 a 23 de maio, servidoras do Núcleo de Apoio às Comarcas – Nacom estiveram auxiliando a Comarca de Cristalândia, na digitalização e inserção no e-Proc dos processos das varas Cível e Criminal. Atualmente, 80% do seu acervo já se encontra digitalizado, “e o nosso objetivo é fechar o primeiro semestre com a Comarca de Cristalândia operando totalmente digital”, completou o diretor do Foro, Wellington Magalhães.
A digitalização é uma das importantes frentes de trabalho do Programa de Gestão 2013/2015 do Tribunal de Justiça do Tocantins. Na Comarca de Cristalândia, a digitalização do acervo físico, que compreende cerca de 1.900 processos, teve início em janeiro deste ano. Servidores da Comarca e outras duas servidoras cedidas pela Prefeitura do município atuam na digitalização, que também conta com o apoio do Nacom, que deixou a Comarca na última sexta-feira (23/5), após uma semana de reforço.
A previsão, segundo o magistrado Wellington Magalhães, é de que a Comarca esteja 100% virtual a partir de julho de 2014. O juiz reiterou a importância da digitalização. “Com a informatização dos processos judiciais ganham os advogados, servidores, magistrados, mas especialmente o cidadão tocantinense, que hoje tem orgulho de possuir um Judiciário mais acessível, célere, eficiente e transparente".