Lei de Acesso à Informação: Comarcas de Arapoema e Colméia recebem capacitação

Dando continuidade ao trabalho de capacitação dos servidores do Poder Judiciário, a Ouvidoria Judiciária visitou nesta semana as comarcas de Arapoema e Colméia. A ação, que já percorreu 13 comarcas do estado, faz parte de um projeto que busca aprimorar, cada vez mais, o acesso da população ao Judiciário.   

Em Colméia, nesta terça-feira (31/10), a equipe da Ouvidoria reuniu os servidores para debater a Lei de Acesso à Informação. Djalma Germano de Araújo Filho foi um dos participantes e destacou que os novos conhecimentos vão contribuir para o trabalho realizado na comarca. "A lei vem de viés com todo o trabalho realizado na comarca de Colméia, devido a transparência que nós já gostamos de trabalhar com o jurisdicionado; e nos embasa mais ainda para fundamentar toda a transparência que buscamos oferecer a eles", afirmou.

Em Arapoema, o servidor Paulo Ernany Martins Tavera também participou da capacitação e ressaltou a importância do debate para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão. "A lei facilita para os servidores da comarca, que vão ter conhecimento sobre como agir, e também aos jurisdicionados, que terão mais acesso às informações do Poder Judiciário", disse o membro técnico da Ouvidoria Judiciária.

Para o diretor do foro da comarca de Arapoema, juiz Rosemilto Alves de Oliveira, é necessário, cada vez mais, promover a acessibilidade da população ao Poder Judiciário e a Ouvidoria tem papel fundamental neste contexto. "A Ouvidoria é um canal muito importante que, sendo bem usado, o resultado é positivo", avaliou.

Participando dos encontros nas comarcas, a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, destacou a crescente responsabilidade das ouvidorias no serviço público e frisou a importância da capacitação dos servidores em busca de ampliar a comunicação com o cidadão. " A expansão da Ouvidoria hoje é indispensável e necessária, principalmente por conta da Lei de Acesso à Informação, que vem sendo cobrada dentro do Poder Judiciário desde 2015 por meio de uma resolução do CNJ que determina que cada tribunal tenha o setor responsável pela fiscalização e divulgação da lei", explicou.

Neste contexto, conforme a desembargadora, a Ouvidoria vem trabalhando nos últimos dois anos para aprimorar o acesso do cidadão ao Judiciário tocantinense. "Nós temos feito esse trabalho desde a instalação dos totens de atendimento, que foi um avanço. Foi o primeiro projeto deste nível no Judiciário brasileiro e tem servido de exemplo para outros tribunais de Justiça", frisou, destacando ainda a ação atual de capacitação dos servidores. "Nós temos feito esse trabalho de divulgação da lei e as ações desenvolvidas pela Ouvidoria, nos colocando à disposição das comarcas", concluiu.

Paula Bittencourt - Cecom TJTO

Fotos: Alessandra Adorno - TJTO

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima
Nós usamos cookies
Usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, para outras finalidades, conforme especificado na política de cookies. Negá-los poderá tornar os recursos relacionados indisponíveis.