Jacqueline Adorno será a nova Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins

A Desembargadora Jacqueline Adorno será a nova Presidente do Tribunal de Justiça (TJTO). Ela foi eleita por unanimidade, na Sessão do Tribunal Pleno desta quinta-feira, dia 02, após o Desembargador Bernardino Luz desistir de concorrer ao cargo. O Desembargador Luiz Gadotti foi eleito Vice-Presidente e o Desembargador Carlos Souza, atual Vice-Presidente, será o novo Corregedor-Geral de Justiça, para o biênio 2011-2013.

O Desembargador Bernardino Luz, atual Corregedor Geral de Justiça, disse que desistia do direito de concorrer em favor de Jacqueline Adorno, por uma questão de merecimento, por ela estar há mais tempo no Tribunal, e pediu aos pares para que a Desembargadora fosse eleita por aclamação.

No final da Sessão, a Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leila, disse que sentia muito feliz em fazer parte de um momento tão importante para o Judiciário. Ela agradeceu a proteção de Deus que sentia ainda mais especial naquele momento e destacou a civilidade, maturidade e comprometimento com que os trabalhos foram conduzidos durante a Sessão em que foram eleitas a nova Desembargadora e a nova Diretoria. “Me sinto honrada em fazer parte desta Corte, que é uma grande família”, finalizou.

Em entrevista à imprensa, a Desembargadora Jacqueline Adorno disse que pretende dar continuidade ao trabalho da Presidente Willamara Leila.“Pois o Judiciário avançou muito nesses dois últimos anos”, destacou.

A posse dos novos eleitos será realizada no dia 1º de fevereiro de 2011.

PERFIL DA PRESIDENTE ELEITA DO TJTO
Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa é natural de Anápolis-GO, filha de Luiz de La Cruz Fernandez e Eleusa Curado Adorno de La Cruz.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Especializou-se em Direito Penal e Direito Processual pela Academia de Polícia de Goiás.

Começou sua carreira jurídica, em 1990, no Estado do Tocantins, após ser aprovada no I Concurso para Promotor de Justiça do Estado. A partir daí, passou pelas seguintes Comarcas do interior do Estado: Palmeirópolis, Paranã, Colméia e Porto Nacional.

Em dezembro de 1997, foi promovida à Procuradora de Justiça, exercendo a 3ª Procuradoria até 1999, ano em que assumiu a coordenação dos Centros Integrados do Ministério Público.

Foi eleita Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Tocantins para o biênio 2000-2002. No final deste mandato, em novembro de 2002, assumiu o cargo de Desembargadora, preenchendo a 12ª vaga da Corte.

No Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins exerceu as seguintes atividades: foi Vice-Presidente do TJTO para o biênio 2003/2005; fez parte das Comissões de Seleção e Treinamento (2007-09), Organização Judiciária (2005-07), Jurisprudência e Documentação (2005-07), Orçamento e Finanças (2003-05) e Distribuição (2003-05); presidiu a 1ª Câmara Cível (2003-05) e a 2ª Câmara Criminal (2005-07 e 2007-09); foi Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura (2007-09); membro do Conselho Administrativo da ESMAT (2003-05) e do Conselho Superior da Magistratura (2003-05) e coordenadora de Informática do Tribunal de Justiça (2008-09).

Jacqueline Adorno também desempenhou funções no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, como Juíza de eleições e suplente de Corregedor.

Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima