
O Tribunal de Justiça do Tocantins está representado no Curso de Formação de Instrutores de Círculos de Construção de Paz (CCPS) com a Professora Kay Pranis, que acontece até esta sexta- feira (15/9), em Recife (PE).
Promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), o curso teve início dia 11 de setembro foi direcionado para magistrados (as) e servidores (as) do Judiciário dos 16 estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, dos quais 13 estavam presentes no evento.
Do Tocantins, participaram a juíza Luciana Costa Aglantzakis e a servidora lotada no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Lorena da Cruz Neves Pimenta Gutierrez.
“Este trabalho é uma jornada de amor necessária para os processos judiciais e pré-processuais que optam por essa nova técnica de composição de conflitos. A habilidade e o empenho da percussora da Justiça Restaurativa e o aprendizado com a fonte materna, que é Kay Pranis, é um presente que será de grande valia para o Tribunal de Justiça”, afirmou a juíza.
A servidora Lorena Gutierrez destacou a alegria em participar do curso. “Alegro-me por estar nesta formação, crescendo com outros profissionais da Justiça Restaurativa e podendo levar para o meu estado a formação para novos facilitadores que atuarão com a diversidade, resistência e resiliência que caracterizam o nortistas, quilombolas, indígenas e tantos outros povos da nossa região”, disse.
Sobre o curso
Focado em aprofundar os conhecimentos dos que atuam na justiça restaurativa, a formação como instrutores os qualifica para o trabalho nos círculos de construção de paz.
Além disso, a capacitação se propõe a entregar às nossas instituições, multiplicadores aptos a contribuir com a Política Judiciária Nacional de Justiça Restaurativa fortalecendo a autonomia dos tribunais de justiça, que poderão montar seus respectivos planos formação em justiça restaurativa efetivando o art. 5, III, da Res. 225/16.