
A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Rosa Maria Gazire Rossi, a coordenadora de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), Luciene Dantas, e os(as) servidores(as), Renato Alves Gomes, Amanda Santa Cruz Melo e Darllane Cristina dos Santos Ferreira Tacho estiveram, na quarta-feira (5/12), no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), onde fizeram uma visita técnica às instalações da Central de Processamento Eletrônico (CPE).
A CPE do TJMS, atualmente coordenada pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, foi uma das referências para a implantação da Central do Judiciário tocantinense. A visita, segundo a juíza Rosa Maria, teve como objetivo que os servidores pudessem conhecer as experiências externas, “o que enriquece a compreensão do que é a CPE , como funciona, seus resultados e potenciais”. A magistrada aproveitou, ainda, para fazer uma reciclagem e aprender com os avanços da Central desde a última vez que esteve no TJMS, em 2019.
“Angariei novos conhecimentos, trocamos informações, eles também ouviram nossas experiências do Tocantins e celebramos um encontro cooperativo entre o Tribunal do Mato Grosso Sul e do Tocantins, no que diz respeito à Central de Processamento Eletrônico, haja vista que podemos, por meio do diálogo, trocar informações, pontos de vistas e pensarmos em avanço, porque nada está terminado no que diz respeito à CPE. A CPE é um projeto permanente de aprimoramento que depende do conjunto de ações em parceria com a Esmat, a Corregedoria Geral da Justiça e as diretorias do Tribunal porque trata de fluxos de trabalhos dinâmicos e de relações interpessoais complexas”, destacou a magistrada.
A juíza Rosa Gazire observou, durante o encontro, que tanto a CPE/TJMS quanto a CPE/TJTO têm obstáculos comuns e que, juntos, puderam pensar em soluções.
Renato Alves Gomes, atualmente na Coordenadoria de Correição, Planejamento e Aprimoramento da 1ª Instância, ressaltou a importância da visita técnica. “Conhecer a experiência de outras CPEs vai nos ajudar muito a aprimorar a CPE no Tocantins. Essas trocas são válidas porque a gente aprende com os erros deles para tentar não repetir aqui e aprende com os acertos para agilizar o nosso processo de aperfeiçoamento.”
CPE TJTO
No Tocantins, CPE Norte foi a primeira a ser implantada e abrange as Comarcas de Ananás, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Filadélfia, Goiatins, Itaguatins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.
A CPE Central, em Palmas, já tem implantados os blocos de competência de Família e Sucessões do Estado, Criminal (BC-CRIM), de Execução Penal (BC-EXEP) e de Expedição de Precatórios e Requisições de Obrigações de Pequeno Valor (BC-CEPEX). Ao todo serão seis blocos de competência.