Copedem reforça a importância das Escolas da Magistratura para o Judiciário brasileiro

A palestra  “A importância das Escolas Judiciais no Aperfeiçoamento da Magistratura” abriu os debates na manhã desta sexta-feira (29/8) do XXXVII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - Copedem, que nesta edição debate diferentes aspectos da Educação à Distância (EAD). A temática foi apresentada pelo desembargador de São Paulo e presidente do Copedem, Antônio Rulli Junior.

De acordo com o desembargador “as escolas da magistratura estão ganhando importância nos Tribunais graças ao empenho de desembargadores, corregedores e presidentes que as administraram mantendo a independência sem perder características regionais”.

O magistrado fez referência também em sua palestra sobre  o ato de assinatura do ministro Ricardo Lewandowski em convênio que com Angola, que possibilitará atividades de formação para aqueles magistrados. “O Tocantins hoje, através da Esmat, tem capacidade de transmitir aulas por meio de videoconferência para Moçambique e Macuco”, afirmou.

Durante a manhã também foi apresentada pelo secretário-geral da Escola Nacional de Aperfeiçoamento e Formação de Magistrados – Enfam, juiz Paulo de Tarso Tamburini, a palestra “A formação e Aperfeiçoamento das Escolas Nacionais da Magistratura e a EAD”. Segundo o juiz, “a Enfam busca promover por meio de seus cursos, a integração dos colegas magistrados para que estes tenham conhecimentos diferentes de suas realidades”.

O secretário ressaltou ainda que “educação não é um gasto para os Tribunais, é sim, um valioso investimento. Para termos juízes bem formados e aperfeiçoados é preciso investir”.

O Copedem está reunindo em Palmas, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat, magistrados de todo o Brasil. A programação segue até este sábado (30/8) e será encerrada com palestra do ministro Ricardo Lewandowski, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.



Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima