
O auditório do Fórum de Colinas do Tocantins sediará o lançamento do projeto “Coleta Seletiva Solidária”, no próximo dia 27. A iniciativa tem como objetivo promover o descarte correto de resíduos recicláveis e a destinação adequada de bens apreendidos, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da sustentabilidade.
O projeto, idealizado pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) em parceria com a Diretoria do Foro, será implantado por um período de cinco anos. Uma das metas é gerar impacto positivo na comunidade local, promovendo parcerias com cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, o que incentivará a geração de renda e práticas sustentáveis.
Além de beneficiar o meio ambiente, a ação atende às diretrizes do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que segue a Resolução nº 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a adoção de medidas para o gerenciamento de resíduos e a prestação de informações sobre indicadores de sustentabilidade, como a reciclagem e a logística reversa.
O projeto também busca engajar magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as), promovendo a conscientização ambiental e criando um ambiente de trabalho mais sustentável.
Na ocasião, serão apresentados os benefícios diretos à sociedade, como o incentivo à reciclagem, a economia de recursos naturais e a inclusão social dos catadores de recicláveis.