
Com abertura feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, os membros do 1º e 2º do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJTO realizaram nesta segunda-feira (14/3), de forma virtual, a primeira reunião do ano, que apresentou a nova coordenadora do núcleo, a juíza Silvana Maria Parfieniuk, e debateu os principais projetos que o núcleo tem como forma de resolução de conflitos, além discutir as ações já realizadas e as que estão por vir, que podem aperfeiçoar o sistema de conciliação e mediação.
“Os debates aqui colocados são fundamentais para a construção de uma justiça que represente as pessoas de forma indistinta, opere de maneira inclusiva e possa atingir cada vez mais aqueles que estão nos grupos mais vulneráveis. Agradeço a cada um dos que estão presentes e desejo sucesso a doutora Silvana, que coordena o núcleo no 1º grau, e ao desembargador Helvécio, responsável pelo 2º grau. Que os dois possam desenvolver um trabalho produtivo”, ressaltou o presidente do TJTO.
Excelência
No comando da reunião, a juíza Silvana Maria Parfieniuk explicou o objetivo do encontro e como os debates ali propostos servem para aperfeiçoar e planejar o cumprimento da política e metas do núcleo. Ela também destacou atuação do seu antecessor, o juiz Márcio Soares da Cunha.
“Assumi o Nupemec há 20 dias e espero contar com a ajuda dos colegas para que o trabalho seja desenvolvido de forma produtiva. O doutor Márcio desempenhou um ótimo trabalho à frente do núcleo e esperamos seguir com a excelência”, comentou.
Os membros do Numepec também abordaram assuntos envolvendo capacitação, treinamento e atualização de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores dentro dos métodos consensuais de solução de conflitos. Além disso, também foi debatida a questão da remuneração dos credenciados.
Presenças
Também participaram da reunião a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o juiz auxiliar da Presidência Manuel de Faria Reis Neto; o juiz Márcio Soares da Cunha; o juiz Marcelo Laurito Paro; o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges-TJTO), Ornato Benigno; Rita de Cácia Abreu de Aguiar, secretária do Conselho Superior da Magistratura; e as servidoraddo núcleo Lorena Gutierrez e Michelly Santiago.
Texto: Samir Leão
Comunicação TJTO