
Com o advento do projeto remição pela leitura a Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Porto Nacional (Cepema), fez a doação de um acervo contendo 100 obras literárias para a Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional na semana passada, fruto de uma campanha que arrecadou diversas obras doadas pela Assistente Social daquele órgão e doações conseguidas no “Encontro com o Escritor”, livros do escritor Laé de Souza e junto à Editora Eco Arte, que colaborou com 50 exemplares para o projeto.
A equipe da Cepema afirma que o principal intuito do projeto é proporcionar aos presos uma reinserção social baseada no contato com a leitura despertando a sensibilidade cognitiva e estimulando a busca pelo estudo. O Projeto é de autoria do Juiz da 2º Vara Criminal, Allan Martins Ferreira, e conta com a participação em sua implantação da técnica jurídica da Cepema, Marden Andréa, e apoio da Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional.
A equipe frisa ainda que como o caráter da pena no Brasil não é somente punitivo, mas principalmente ressocializador, a política de incentivo à leitura nos presídios é um dos meios mais eficientes de promover essa ressocialização. Na opinião do juiz Allan Martins Ferreira “a leitura das obras literárias insere o indivíduo num novo contexto de mundo, fazendo com que o mesmo possa se conhecer por meio da leitura, trazendo um sentido novo a sua maneira de viver, agir e pensar, e todos esses fatores podem contribuir para que ele se mantenha afastado da prática de delitos”.

