
A nova gestão do grupo operacional do Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Cinugep) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) se reuniu nesta segunda-feira (17/3) para debater estratégias que aprimorem a gestão de precedentes e tornem a atuação do Judiciário mais eficiente.
Coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho, o grupo discutiu propostas para otimizar o fluxo processual e garantir mais agilidade e uniformidade nas decisões judiciais.
Além do coordenador, participaram da reunião os demais membros do grupo: juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcelo Laurito Paro; a juíza Renata do Nascimento e Silva; os juízes Wellington Magalhães e Rafael Gonçalves de Paula; o diretor Judiciário, Wallson Brito da Silva; e o coordenador de Gestão Estratégica e Estatística, Renato Alves Gomes.
Precedente
No contexto jurídico, precedente é uma decisão judicial que serve de referência para julgamentos futuros em casos semelhantes.
Cinugep
Unindo inteligência e tecnologia na prestação jurisdicional, o Cinugep busca aprimorar a gestão de precedentes no Tocantins com análise estratégica. Seu objetivo principal é garantir uma prestação jurisdicional mais democrática, inclusiva e eficiente, beneficiando a sociedade e promovendo o cumprimento dos princípios fundamentais do Judiciário.
Regulamentado pela Resolução TJTO nº 9, de 12 de maio de 2021, o centro atua na identificação de demandas repetitivas, propondo estratégias para um processamento mais ágil e eficaz. Além disso, realiza estudos e levantamentos técnicos para o contínuo aperfeiçoamento da jurisdição tocantinense.