O Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio comemorou, nesta sexta-feira (24/08), oito anos de história da instituição de ensino. O momento foi marcado por ato cívico e apresentações culturais com a presença do presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. A instituição de ensino faz parte do programa Escolas Associadas da Unesco, sendo a única da região norte certificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Durante as comemorações, no período da manhã, houve momento de oração, hasteamento da bandeira ao som do hino nacional interpretado pela Banda Sanfônica de Palmas e apresentações culturais e musicais para ressaltar as principais conquistas da escola durante os oito anos de história. Destaque para a fase de elaboração do projeto e construção do prédio (2010), início das aulas (2011), recebimento de premiação do Conselho Nacional de Justiça (2012), do prêmio MEC- Professores do Brasil (2013), certificação da Unesco (2014), criação da Associação de Pais (2015), ampliação da estrutura física da escola (2016), instalação da biblioteca (2017) e desenvolvimento de hortas comunitárias como ação de responsabilidade social (2018).
Ainda durante a programação, a mesa diretora do Tribunal de Justiça foi homenageada pelo compromisso com a educação e como forma de “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na construção de um mundo com mais justiça e mais pacificado”.
“Fico muito feliz com essa homenagem; um gesto que simboliza a paz e a esperança. Não há nada mais gratificante do que poder contribuir para a formação destas crianças, que são nosso futuro, quem sabe nossos futuros magistrados ou magistradas”, destacou o presidente do TJTO.
Para o corregedor-geral da Justiça, também homenageado pelo CEI, o ambiente escolar desempenha papel fundamental na evolução do ser humano. “A vida é permeada de mudanças, temos que estar sempre evoluindo, e isso acontece na escola; principalmente aqui, onde percebo o amor, o carinho e o respeito envolvidos no processo de educação”, afirmou.
Escola
O Centro de Educação Infantil atende atualmente 125 alunos, filhos e netos de servidores do Poder Judiciário. Com turmas do maternal I ao 2º ano, a escola oferece educação infantil com aulas de música, inglês e educação física.
Para a coordenadora do CEI, Luciana Carvalho, os bons resultados alcançados na educação infantil oferecida pela escola estão baseados na promoção dos pilares da sustentabilidade, da aprendizagem intercultural, cultura da paz, deveres e direitos humanos. “A nossa missão não é trabalhar só o aspecto do conhecimento, mas também as inteligências múltiplas e as habilidades sócio emocionais; porque a gente não tem que se preocupar com o mundo que vamos deixar para os filhos, mas que filhos vamos deixar para esse mundo. Então o momento de trabalhar os valores, os princípios morais, o respeito ao outro é na primeira infância”, ressaltou.
“Educação é assim: somos sonhadores e trabalhamos pelo futuro destas crianças”, complementou a coordenadora substituta do CEI, Maria Luiza Nascimento.
Ainda em comemoração aos oito anos de história, a Associação de Pais e Funcionários do CEI lançou o site da escola. Acesse www.ceitjto.com.br e conheça todos os detalhes da educação infantil oferecida pelo Judiciário estadual.
Texto: Paula Bittencourt / Fotos: Rondinelli Ribeiro
Comunicação TJTO