
O Centro de Educação Infantil do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins – CEI, lançou nesta quinta-feira (18/4) o projeto “A Turma do CEI no mundo da leitura”, com o objetivo de despertar nos alunos o prazer pela leitura e promover a inclusão através da leitura.
Envolvendo as professoras do turno matutino e os alunos entre dois e seis anos que a escola atende, foram montados quatro ambientes lúdicos para que as crianças pudessem interagir com algumas publicações infantis: uma Tenda Literária, o Cantinho de Monteiro Lobato, o Guarda-Chuva de Revistas em Quadrinhos e o Varal de Poesias.
Escritora
O CEI recebeu ainda a visita da escritora tocantinense Cláudia Bonfim, autora, em conjunto com Flávia dos Passos, do livro “Pequenograndão”. Ela conversou com as crianças sobre a importância da leitura e apresentou o seu livro, que foi doado à biblioteca da escola. O exemplar passa a integrar o acervo da biblioteca do CEI, que hoje já possui mais de 800 publicações.
Cláudia Bonfim, que é procuradora do município de Palmas, escreveu o livro após ter um filho e descobrir que não existiam muitas publicações voltadas para a faixa etária entre dois e seis anos. Para ela “há toda uma realidade de envolvimento das crianças com coisas de apelo tecnológico como a TV, os videogames, os celulares e os jogos eletrônicos existentes em muitos shoppings, por isso, iniciativas como as do CEI são de suma importância para incentivar o hábito sadio da leitura”.
Incentivo à leitura
Mas o projeto lançado nesta quinta-feira é muito mais amplo. É o que explica Luciana Fagundes de Carvalho, Coordenadora do Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio. “O projeto prevê várias ações, uma delas é promover o incentivo da leitura também na comunidade de Palmas. A partir do exemplo com os pequenos, queremos estender o incentivo ao hábito de ler a toda a cidade, e vamos usar os momentos festivos, como Dia do Escritor, Dia Nacional do Livro, e outros momentos, para fazer isto”, explica Luciana Fagundes.
Monteiro Lobato
O grande homenageado no CEI foi o escritor Monteiro Lobato que nasceu, exatamente, em 18 de abril de 1882, e que por isso mesmo acabou se tornando o patrono do Dia Nacional do Livro Infantil. No fim de 1920, o autor publicou "A Menina do Narizinho Arrebitado", primeiro livro da série de aventuras daquela turma famosa do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que se tornou um grande sucesso editorial e também referência nos meios de comunicação de massa. O escritor publicaria até o fim da vida diversas histórias estreladas pelos personagens que encantaram e continuam encantando as crianças.






