Campanha de doação de sangue mobiliza servidores do TJTO em gesto de solidariedade

Rondinelli Ribeiro A imagem mostra uma mulher sorrindo, posicionada ao lado da unidade móvel do Hemocentro, utilizada para a campanha de doação de sangue realizada no Tribunal de Justiça do Tocantins.

"Meu avô precisou de doadores e tivemos muita dificuldade para conseguir." A lembrança ainda emociona a servidora Sabrina Assakawa Ludgero Leal, que desde então, fez do ato de doar sangue um compromisso. Há cerca de 16 anos ela participa regularmente de campanhas e, nesta sexta-feira (26/6), foi a primeira voluntária a participar da campanha de doação de sangue promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em parceria com o Hemocentro de Palmas. A ação reuniu magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) em um gesto de solidariedade que salva vidas.

A iniciativa integrou as ações do Junho Vermelho, movimento nacional de conscientização sobre a importância da doação regular de sangue.  Além de reforçar os estoques do Hemocentro, que costumam registrar queda durante o período de férias, a campanha foi uma oportunidade para os servidores se cadastrarem voluntariamente no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

"A doação de sangue salva vidas. Essa é uma ação que precisa acontecer durante todo o ano, mas principalmente neste período de férias, quando o número de doações costuma diminuir e a demanda continua alta. Por isso, essa parceria com o Hemocentro é tão importante para conscientizar e incentivar as pessoas a fazerem esse gesto de solidariedade”, pontuou a chefe do Centro de Saúde do TJTO, Dra. Elaine Ferreira.

A médica ainda reforçou o compromisso permanente do Tribunal com a promoção da saúde e da cidadania. "Todos os anos o Tribunal de Justiça realiza essa parceria; é uma forma de aproximar o serviço dos nossos servidores e também de conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da doação de sangue", completou. 

A responsável pela captação do Hemocentro de Palmas, Amanda Moura Aguiar, destacou a importância da parceria. “Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Ações como essa fazem toda a diferença para manter o abastecimento e atender quem precisa."

Solidariedade

Doadora de sangue há mais de duas décadas, a servidora Flávia Píccolo de Almeida faz da doação um compromisso permanente. 

"Hoje estou aqui doando, mas ninguém sabe o dia de amanhã. Pode ser que um familiar, um amigo ou até eu mesma precise. Por isso considero muito importante contribuir para manter os estoques de sangue. A doação é rápida, tranquila e pode salvar vidas."

Entre os estreantes, o estagiário Julio Cesar Gomes Borges contou como foi a experiência.

"Foi a primeira vez que doei sangue e foi muito tranquilo. Sabemos da necessidade dos bancos de sangue e trazer essa ação para dentro do Tribunal facilita muito a participação de todos. Já tive familiares que precisaram de transfusão e isso faz a gente compreender ainda mais a importância desse gesto."

Também estagiária, Ana Laura de Antônio aproveitou a oportunidade para se cadastrar como doadora de medula óssea. "Acho esse trabalho muito importante e muito bonito. Se eu puder ajudar a salvar a vida de alguém, isso já faz tudo valer a pena."

Junho Vermelho

Instituída em 2005, a campanha Junho Vermelho busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue para manter os estoques dos hemocentros em níveis seguros.

Órgãos públicos, empresas e instituições que tiverem interesse em contribuir com o Hemocentro podem agendar coletas externas e solicitar apoio para ações de conscientização ou campanhas.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima
Nós usamos cookies
Usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, para outras finalidades, conforme especificado na política de cookies. Negá-los poderá tornar os recursos relacionados indisponíveis.