
Após o início da virtualização de processos judiciais e administrativos, que já abrange o Tribunal de Justiça e 11 Comarcas de todo Tocantins – Palmas, Almas, Aurora do Tocantins, Figueirópolis, Itacajá, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e Tocantínia –, as Varas Criminais começam a receber equipamentos para gravarem suas audiências. Uma câmera de vídeo, uma mesa de som, quatro microfones e um nobreak estão sendo disponibilizados e instruções fornecidas para o manuseio dos equipamentos.
Desta forma, as audiências serão registradas por meio de imagem e som, o que facilita e agiliza o trabalho dos magistrados e deixa de ser necessária a transcrição de toda audiência. Neste primeiro momento, as Varas Criminais de todo Tocantins vão receber a tecnologia que também será repassada aos Juizados Especiais e da Infância e Juventude. A orientação da Presidência do TJTO é que seja atendido todo judiciário até o mês de outubro deste ano.
Para o juiz, as vantagens são bastante relevantes, principalmente em relação ao ganho com produtividade. Os depoimentos são armazenados no disco rígido do computador e em dois CDs, um fica arquivado nas Secretarias das Varas e outro no processo, juntamente com o termo de depoimento em mídia digital.
Instalação
4 a 12 de março – Axixá / Wanderlândia / Goiatins
18 a 23 de março – Paranã / Palmeirópolis
25 a 30 de março – Natividade / Peixe

