
Os avanços, metas e as ações de planejamento do Poder Judiciário do Tocantins foram apresentados à presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente e demais integrantes da Corte durante a realização da 8ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE). A reunião, primeira do ano de 2014, foi realizada no gabinete da presidência e envolveu a Equipe de Líderes e também foi acompanhada por magistrados, representantes da Corregedoria Geral de Justiça e Escola Superior da Magistratura Tocantinense.
A 8ª RAE trouxe os avanços conquistados nos últimos anos, os projetos e metas para 2014, além do andamento do Planejamento Estratégico Nacional e do TJTO 2015-2020. O coordenador de Gestão Estratégica, José Atílio Beber apresentou índices que apontam o desenvolvimento eficiente do Judiciário tocantinense. "A RAE nos possibilita analisamos os índices atuais e pensarmos no futuro, definir atitudes e chegarmos ao ideal na missão de promover uma justiça cada vez mais célere e eficaz", explicou Beber.
Entre os avanços destacados estão o cumprimento das Metas do Planejamento Estratégico, efetivando 58% de metas alcançadas no ano de 2013. Além do crescente aumento na produtividade dos magistrados, que saiu de 192 processos em 2009, para 806 no ano de 2013. A relação entre processos novos, comparado aos baixados também vem ganhando equilíbrio, em 2013 foram 133.787 novos e 138.778 baixados, evitando o congestionamento. Outro destaque foi para a classificação do Tocantins no Ranking do Conselho Nacional de Justiça - CNJ no cumprimento das metas do Planejamento estratégico em 2013. O Tocantins ficou em 8º lugar, com 76,5% de cumprimento.
A presidente, desembargadora Ângela Prudente agradeceu o empenho de magistrados e servidores pelo comprometimento e empenho no cumprimento de metas. "Nós temos uma das menores equipes entre os tribunais, mas temos vantagens que nos engrandecem como o comprometimento, boa vontade, competência e espírito de união. Isso vem possibilitando ao Poder Judiciário do Tocantins cumprir com a nossa missão de ofertar cada vez mais uma Justiça célere e eficaz, uma Justiça de qualidade ao cidadão. Estão todos de parabéns pelos resultados", afirmou a presidente do TJTO.
Ainda foram apresentados o andamento de projetos estratégicos do Tribunal, como o fortalecimento do Funjuris e o mapeamento de processos administrativos. Também foram realizadas deliberações.
Desembargadores
Os desembargadores Jacqueline Adorno, Ronaldo Eurípedes e Eurípedes Lamounier, acompanharam a reunião e parabenizaram a presidente, desembargadora Ângela Prudente e toda a equipe pelas conquistas alcançadas. "O Poder Judiciário está crescendo e se organizando por um bem comum, que é um Judiciário forte. E isso é fruto do trabalho de várias mãos. A senhora (desembargadora Ângela Prudente) e sua equipe estão de parabéns", disse a presidente do TRE, desembargadora Jacqueline Adorno.
Os elogios também foram feitos pelo desembargador Eurípedes Lamounier, "parabenizo o corpo docente do Tribunal, nós que estamos aqui desde o começo e hoje vermos uma organização dessas nos causa orgulho. Ganha a sociedade tocantinense e até a brasileira, pois a Justiça do Tocantins vem se tornando modelo para os demais tribunais", afirmou.
O desembargador Ronaldo Eurípedes falou da importância de se pensar no futuro sem se esquecer do presente. "O futuro, o novo, inexoravelmente vêm. Cabe a nós plantarmos o futuro sem esquecermos do presente. E o TJ vem fazendo isso com maestria, planejando sem deixar de ofertar uma à sociedade uma prestação jurisdicional de qualidade. A presidente Ângela tem feito um trabalho fantástico, com uma unidade muito grande", declarou o desembargador.




