
A Comarca de Xambioá, no Norte do Tocantins, recebeu, nesta terça-feira (27/5), a visita da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, que era aguardada pelo juiz titular e diretor do Foro, José Eustáquio de Melo Júnior e servidores. Na oportunidade a desembargadora acompanhou o andamento da obra do novo Fórum da Comarca.
Em visita à construção, recentemente retomada pelo Tribunal de Justiça, a presidente do TJTO percorreu a estrutura, que já está bem avançada e tem previsão de entrega para o segundo semestre. “Xambioá é uma Comarca que há muito precisa de um Fórum adequado. Vamos trabalhar para entregar a obra o quanto antes, para que vocês possam ter uma estrutura que atenda os anseios de servidores, magistrados e do cidadão”, garantiu a desembargadora aos integrantes da Comarca.
De acordo com o juiz José Eustáquio a construção é bastante esperada por todos. “Essa obra para nós e toda a população de Xambioá é um marco e trará mais estrutura para serventuários da Justiça e para a população, promovendo o aprimoramento da prestação jurisdicional”, afirmou o magistrado, que assumiu como titular da Comarca há três meses e também já aguarda com expectativas pela nova sede.
O desejo pela conclusão da obra também é manifestado pelos servidores. A técnica judiciária Clinéia Costa de Sousa Neves, servidora há 23 anos espera ansiosa. “É uma grande expectativa, um sonho mesmo ver o novo Fórum pronto o novo Fórum. A gente passa a maior parte do nosso dia no trabalho e é importante ter um local estruturado”, disse.
O novo Fórum terá instalações amplas e modernas, serão 809 m² de área construída em um terreno de 1.800 m². O local abrigará duas varas judiciais, Tribunal do Júri para 78 pessoas, além de espaços para a OAB, Ministério Público e Defensoria Pública.
Reunião servidores
Antes de visitar a construção a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente se reuniu com o magistrado da Comarca e servidores. Na oportunidade falou sobre os avanços do Poder Judiciário em diferentes frentes de ação, como o projeto de Gestão por Competências, e cumprimento das metas do Planejamento Estratégico. A magistrada reforçou ainda a importância da digitalização de 100% dos processos físicos, que vem resultando em uma maior produtividade e transparência no andamento dos processos. “Todos nós somos o Poder Judiciário, trabalhamos muito e é nossa obrigação dar resposta à sociedade promovendo uma justiça cada vez mais célere e eficiente”, afirmou a presidente, que ainda parabenizou a equipe por digitalizar 100% da Vara Criminal e já está trabalhando na virtualização dos processos da Vara Cível.
Visita à obra de Guaraí
No caminho de volta a Palmas, a desembargadora Ângela Prudente também visitou a obra do novo Fórum da Comarca de Guaraí. Recepcionada pelos juízes Ciro Rosa de Oliveira e Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, percorreu a construção, que igualmente a de Xambioá, tem previsão de entrega no segundo semestre. É a terceira vez que a presidente do TJTO visita o local para acompanhar de perto a evolução da nova sede.
O novo prédio está sendo erguido em um terreno de 5.500 m² e terá 4.800 m² de área construída. Serão dois pavimentos, térreo e 1º piso, com capacidade para abrigar até seis varas judiciais. O local ainda abrigará salas para a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, além de um Tribunal do Júri para 120 pessoas.
Acompanham a desembargadora a juíza auxiliar da presidência, Silvana Parfieniuk, o diretor geral, Flávio Leali e a diretora de Infraestrutura e Obras, Rosane Mesquita.
Os magistrados de Xambioá e de Guaraí receberam das mãos da presidente o Registro Fotográfico dos 25 anos do TJTO.








