Disponíveis no site do Tribunal de Justiça do Tocantins desde a última terça-feira (8/2), os painéis de Solução de Business Intelligence (BI) do Plano de Logística Sustentável foram apresentados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf), nesta sexta-feira (11/2). A apresentação online contou com a presença de desembargadores, magistrados, diretores e servidores do TJTO.
Os painéis, que podem ser acessados através do link, têm a função de oferecer mais transparência ao processamento e divulgação das informações referentes aos gastos e consumos dos indicadores constantes da Resolução *400/2021* do Conselho Nacional de Justiça e do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (PLS-PJTO).
De acordo com a Comissão Gestora do PSL, as informações serão extraídas da base de dados do Sistema de Gestão Socioambiental (Siga), uma ferramenta disponibilizada as unidades do TJTO e responsável por gerir os indicadores do PLS-PJTO sobre consumo, gasto e realização de ações, com a finalidade de melhorar o desempenho do Tribunal nos eixos econômico, social e ambiental, de forma padronizada com a metodologia utilizada pelo CNJ.
“A implantação dos painéis é mais uma conquista do Judiciário tocantinense no sentido de incrementar a transparência na esfera das ações do Plano de Logística Sustentável (PLS)”, frisou o presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, lembrando dos efeitos positivos dela decorrentes, entre os quais o Prêmio CNJ de Qualidade. “Transparência, economicidade, sustentabilidade e acessibilidade, com foco nos mais vulneráveis e nas minorias, são pilares da atual gestão, ancorados no Justiça para Todos”, ressaltou.
Transparência
A presidente da Comissão Gestora do PLS, desembargadora Ângela Prudente destacou que a tecnologia apresentada assegura publicidade e eficiência ao uso do sistema, dois importantes princípios constitucionais, uma vez que será possível fazer pesquisas com mais detalhes de gastos e consumo de todas as unidades do TJTO e das comarcas do interior, mediante a utilização de comparativos, filtros e análise de dados.
“Como parte das ações do PLS do Poder Judiciário do Tocantins, apresentamos à sociedade os painéis de informação dos indicadores do PLS, com o objetivo de propiciar transparência sobre o consumo e gastos mensais do Poder Judiciário Tocantinense e acompanhamento das práticas de sustentabilidade, responsabilidade social, equidade e diversidade, acessibilidade, inclusão, transparência, educação ambiental, contratações sustentáveis, racionalização e qualidade, proporcionando a melhor eficiência do gasto público. Com mais essa ferramenta de aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária, intentamos fomentar o uso racional de recursos econômicos e a responsabilidade social de modo integrado e transparente”, comentou a desembargadora.
Governança
O vice-presidente do TJTO, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, destacou a importância dos painéis de BI para o governança. “Hoje é um dia muito importante, pois a implantação dos painéis de BI permitirá que o gestor tenha acesso online a todos os dados administrativos. Isso irá permitir também que sejam feitas estratégias de gestão sobre números objetivos, além de possibilitar que se tenha uma métrica perfeita de gestão, permitindo-nos fazer comparações importantes que nos ajudarão alcançar números que importem para a administração do Poder Judiciário do Tocantins”, disse o desembargador.
Prêmio CNJ
O diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstene, pontuou que o uso da ferramenta vai ao encontro das diretrizes da Resolução 260/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a transparência no acompanhamento de programas, ações e projetos de natureza estratégica nos órgãos do Poder Judiciário, bem como auxiliará o TJTO no alcance de patamar mais elevado na aquisição do Prêmio CNJ de Qualidade.
Para o diretor, a disponibilidade dos dados para o público, através dos painéis, é um ajuste fino, que mostra a preocupação da gestão do desembargador João Rigo com a transparência dos dados no âmbito do PLS. Ressaltando que as diretorias devem ter responsabilidade na alimentação dos dados para que o sistema opere de forma fidedigna com a realidade.
Prestação de contas
A coordenadora de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social do TJTO, Leila Jardim, destacou que a implementação dos painéis é uma forma do Poder Judiciário prestar contas à sociedade, pois preza pela transparência e fidedignidade das informações a gestão.
Além disso, Leila pontuou que os dados contidos nos painéis de BI trarão como consequência a redução de impactos negativos ao meio ambiente e mais eficiência no uso dos recursos do Poder Judiciário.
Facilidade
O diretor de Tecnologia da Informação do TJTO, Ernandes Rodrigues da Silva, gestor da equipe responsável pela manutenção e suporte da ferramenta, demonstrou como a implantação do sistema irá funcionar na prática para as diretorias, e ainda aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas quanto a operação do sistema.
“Os painéis trazem a visualização gráfica dos todos que as unidades do TJTO lidam no seu dia a dia em relação aos indicadores do PLS, de uma forma bem clara, que mostra, por exemplo, informações de gastos e consumos, com a possibilidade da aplicação de diversos filtros”, explicou, antes de afirmar que há dois tipos de painéis: um restrito aos servidores, com acesso por meio da intranet do Tribunal e outro disponível ao público cujo acesso será franqueado livremente na internet, sendo veiculado também em mídia indoor nas dependências do órgão.
Ernandes destacou também que a solução fortalecerá a comunicação entre unidades do PJTO. “Os painéis têm objetivo de facilitar a extração de dados, uma vez que a navegação é intuitiva, pois a forma visual com que os dados são expostos permite isso. Além de contribuir com uma melhor gestão dos dados junto a Cogersa, o intuito é fortalecer a parceria entre as unidades que gerenciam o Poder Judiciário do Tocantins”, pontuou.
Texto: Samir Leão
Comunicação TJTO