Integrantes do Judiciário tocantinense participam do 1º Encontro do Comitê Permanente de Segurança Cibernética dos Tribunais de Justiça

Na busca pela adoção de uma política preventiva e de maior segurança no que se refere aos possíveis ataques cibernéticos aos tribunais de justiça do País, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, o juiz auxiliar da presidência do TJTO, Manuel de Faria Reis Neto, o diretor Tecnologia da Informação do TJTO, Ernandes Rodrigues da Silva, e a chefe da Divisão de Inteligência, delegada de polícia Milena Santana de Araújo Lima, representando o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), iniciaram nesta sexta-feira (6/8) a participação no 1º Encontro do Comitê Permanente de Segurança Cibernética dos Tribunais de Justiça.

O encontro, que é composto por três reuniões técnicas, é uma ação do Comitê Permanente de Segurança Cibernética entre as Áreas de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Justiça - que foi criado a partir de deliberação do 5º encontro virtual do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado no último 21 de maio e que, nesta primeira edição, será coordenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) e dos Territórios. Durante os dias do encontro, os participantes vão discutir e trocar informações que possam ajuda a coibir ações criminosas que impeçam ou prejudiquem o acesso da população ao Judiciário, que é um dos pilares da democracia.

“O comitê foi criado no sentido de apoiar e trocar experiências entre os tribunais. É uma oportunidade de um tribunal conhecer a realidade do outro, como por exemplo, o que um tem feito de bom, quais são os melhores casos e, a partir dali, extrair uma solução que possa contemplar a todos. É certo que em algum momento pode acontecer um ataque a qualquer um. Quando um tribunal encontrar ou implementar uma solução, é importante que os demais tenham consciência disso e conheçam o seu uso para facilitar na tomada de decisão, visto que todos enfrentamos as mesmas batalhas”, destacou o chefe da TI do TJTO, Ernandes Rodrigues, explicando ainda que a ideia do comitê é fazer reuniões a cada três meses e cada tribunal expor seus casos, tecnologias que foram experimentadas, melhorando a troca de informação e disseminando conhecimentos.

Programação


1º DIA - 06/08/2021

10h - Cerimônia de Abertura  
11h30min - 1ª Reunião Técnica dos(as) representantes das áreas de segurança cibernética dos Tribunais de Justiça.

2º DIA - 13/08/2021

10h - 11h30min - 2ªReunião Técnica dos(as) representantes das áreas de segurança cibernética dos Tribunais de Justiça. 

3º DIA - 20/08/2021

10h - 11h15min - 3ª Reunião Técnica dos(as) representantes das áreas de segurança cibernética dos Tribunais de Justiça.

Texto: Samir Leão 

Comunicação TJTO

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima