Exemplo de boa prática do Judiciário tocantinense, Manual de Gestão do TJTO é compartilhado com Corregedoria Nacional de Justiça

Importante instrumento de gestão que tem auxiliado o Poder Judiciário do Tocantins a alcançar seus objetivos e metas, o Manual de Gestão do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO) foi entregue, nessa quarta, 20/7, pelo coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos do TJTO, João Ornato Benigno Brito, à equipe de inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), composta pelos servidores Eva Matos Pinho e Gabriel da Silva Oliveira, como exemplo de boa prática, para compor o acervo da Corregedoria Nacional de Justiça.

Fácil de ser aplicado a qualquer planejamento, dentre os resultados alcançados a partir da implantação das normas estabelecidas pelo manual, está a redução da taxa de congestionamento. De acordo com Ornato, as unidades do TJTO que adotaram essa metodologia vêm apresentando resultados expressivos, como é o caso das Comarcas de Miranorte e Alvorada.

“O Manual é o produto do Projeto Gestão Eficiente. Aplica metodologia do Planejamento Estratégico do Judiciário nas unidades judiciárias, de forma a orientar para resultados como, por exemplo, a consecução das metas e alinhamento com os indicadores que a gestão eleger como prioritários”, destacou o coordenador, ressaltando que outros Tribunais poderão adotar o manual como modelo de desdobramento do planejamento até as unidades judiciárias e administrativas, de forma a separar o que é estratégico, tático e operacional.

Planejamento pedagógico

O Manual de Gestão do Judiciário foi escrito pelo magistrado Ricardo Gagliardi e pelos servidores Débora Galan, João Ornato, José Atilio, Leila Jardim, Priscila Pires e Juliana Aires e faz parte do Projeto Gestão Eficiente, que pretende estabelecer a metodologia de gestão das unidades judiciárias e administrativas. Além do Manual de Gestão, são produtos do projeto, coordenado por Gagliardi, o planejamento pedagógico do curso de gestão voltado aos magistrados e servidores e as minutas para a normatização.

Texto: Neuracy Viana

Foto: Divulgação

Comunicação TJTO


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima