Congresso debate políticas sobre drogas na contemporaneidade

Encerrando a programação da 15ª Semana Estadual Sobre Drogas, o Congresso de Políticas sobre Drogas na Contemporaneidade promove o debate sobre os desafios do cuidado em abuso de álcool e outras drogas. O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, participou da solenidade de abertura do evento, nesta quinta-feira (23/11), no auditório do Tribunal de Justiça (TJTO).

Promovido pelo governo do Tocantins e o Centro Regional de Referência sobre Drogas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o congresso busca oportunizar uma reflexão sobre os mecanismos de fortalecimento das políticas públicas sobre drogas no Estado.  

Abrindo a programação, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, fez palestra com o tema 'A importância da intersetorialidade na política sobre drogas'. Para o palestrante, que é médico e atuou por muitos anos na gestão da saúde pública, a questão das drogas é um dos problemas mais relevantes da atualidade. "Vivemos uma epidemia sem precedentes; o consumo do crack está em todos os municípios e até nas tribos indígenas", alertou. "Por isso temos que entender a droga do ponto de vista científico, para definir as políticas públicas adequadas que tratem o problema como um todo, em seu aspecto humano, de saúde pública e segurança", complementou.

Participaram da abertura do evento o governador Marcelo Miranda; a vice governadora Cláudia Lélis; o secretário da Cidadania e Justiça do Tocantins e presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, Glauber de Oliveira; o superintende de Ações sobre Drogas do Estado e vice-presidente do Conselho sobre Drogas do Tocantins, José Américo Rosa Júnior; os deputados estaduais Osires Damaso e Eli Borges, o vereador Diogo Fernandes, o defensor público-geral, Murilo da Costa Machado; e o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Pedro Ivo Ribeiro da Silva.

Programação

O congresso segue até sexta-feira (24/11), com palestras, debates, mesas redondas e apresentação de pesquisas. A partir do período da tarde, as atividades são realizadas na Esmat.

 

Paula Bittencourt - Cecom TJTO

Fotos: Rondinelli Ribeiro - Cecom TJTO

 

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima