
Com uma estrutura moderna, acessível e sustentável após um período de reforma e ampliação, o prédio da Comarca de Filadélfia foi apresentado à população da cidade nesta sexta-feira (27/1), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães.
Na entrega de mais uma obra do Poder Judiciário durante sua gestão, o presidente João Rigo não escondeu sua felicidade em fazer parte da entrega da reforma e ampliação do prédio, que, conforme sua visão, é fundamental para a melhoria do serviço prestado por magistrados e servidores e para um ganho de qualidade no atendimento ao jurisdicionado.
“É com muita felicidade que participamos desse momento. Temos aqui um ambiente mais confortável, cômodo e seguro para que os cidadãos possam chegar e receber um atendimento digno. Com a reforma e a ampliação, garantimos também que magistrados e servidores tenham condições melhores de trabalho, o que será refletido na prestação jurisdicional, que é a nossa principal missão”, ressaltou o presidente do TJTO.
Capacidade operacional
Diretor do fórum da Comarca de Filadélfia, o juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima destacou alguns pontos que são frutos da reforma e ampliação do prédio que considerou importante.
“Com a ampliação do prédio da Comarca de Filadélfia, aumentou a capacidade de atendimento para dezenas de pessoas. A dificuldade estrutural do antigo fórum foi completamente corrigida pelo Tribunal.
Temos excelentes equipamentos, um espaço específico para audiências que pode ser usado também pelos advogados, ao passo que as sessões do tribunal do júri terão mais comodidade e agora podem ser acompanhadas por mais pessoas, por exemplo. Então a reforma e ampliação foram dois fatores extraordinários para o ganho operacional da comarca”, pontuou o magistrado, que ainda agradeceu todo o apoio recebido da gestão do desembargador João Rigo Guimarães.
População merece
Diretor do fórum de Araguaína e ex-diretor do fórum de Filadélfia, o juiz Fabiano Ribeiro prestigiou o evento e comentou sobre a importância da nova estrutura do prédio para a população de Filadélfia.
“A população de Filadélfia merece ter um espaço estruturado e acolhedor para quando buscar o acesso à justiça. Tive o prazer de trabalhar aqui e fui diretor da comarca, então sei da necessidade e importância de ter uma estrutura morderna e acessível para todos. Não só aqui, mas temos visto a gestão do presidente João Rigo empenhada em levar melhoria para muitas comarcas. Fica aqui também os meus parabéns por essa dedicação”, ressaltou o juiz.
Engrandece a cidade
O prefeito municipal de Filadélfia, David Sousa Bento, marcou presença na cerimônia e fez um discurso de agradecimento ao Poder Judiciário, destacando a relevância da obra para a cidade.
“Hoje é um dia de celebrar e agradecer. Agradecemos ao Poder Judiciário pelo empenho e dedicação em fazer um belíssimo trabalho nesse prédio, que é a casa da justiça na nossa querida cidade. Sei que muitas comarcas não têm uma estrutura como a que temos aqui. Um prédio com essa estrutura engrandece nossa cidade e ficamos felizes em fazer parte de momento”, pontuou o gestor municipal.
Outros discursos
Representantes da Câmara Municipal de Filadélfia, da Defensoria Pública do Tocantins, do Ministério Público do Tocantins e da Ordem dos Advogados do Brasil, da seccional do Tocantins, também fizeram uso da palavra e destacaram a importância da nova estrutura da Comarca de Filadélfia.
Presenças
Além de diretores, servidores e da chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Kênia Cristina de Oliveira, também prestigiaram o evento: o promotor de Justiça Gustavo Schult Júnior; o vereador Jadson Aires da Silva; e o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Araguaína, Felipe Lopes Barbosa Cury.
Detalhes da obra
Com a reforma e ampliação foram feitos os seguintes ajustes: substituição das telhas de cobertura; demolição de alvenaria de bloco furado; substituição do revestimento cerâmico e calçada; execução de divisórias e gradil; execução de esquadrias; instalação elétrica e de cabeamento estruturado; instalação de rede pluvial, rede de esgoto, rede de água fria, rede frigorígena e sistema de reaproveitamento de águas pluviais; instalação de louças e metais; pintura externa e interna; execução de revestimento cerâmico em piso e paredes internas; substituição de pavimento intertravado; execução de piso em granito para aplicação em calçadas ou pisos externos; execução e pintura de forro; impermeabilização de superfícies com manta asfáltica; instalação de bancadas e balcões em granito; execução de paisagismo; instalação de tratamento acústico em paredes internas; execução de projeto de acessibilidade; e execução da nova fachada com pórtico.