O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ronaldo Eurípedes, acompanhado do corregedor geral da Justiça, Eurípedes Lamounier, se reuniu com o juiz e os servidores da Comarca de Arapoema. O encontro fechou a agenda do Caminhos da Justiça desta terça-feira (23/6). A equipe foi recebida pelo juiz diretor do Fórum Rosemilto Alves de Oliveira, que deu às boas vindas a todos.
O corregedor abriu ressaltando que a Corregedoria é mais um órgão de apoio para comarcas, magistrados e serventuários. “Estamos trabalhando dia a dia para aprimorar a nossa prestação jurisdicional, que é para sociedade o guardião dos direitos do cidadão. Hoje o Judiciário tocantinense é alvo de considerações e elogios dos demais tribunais do país. Mas ainda temos gargalos que precisam ser sanados”.
Em uma conversa franca e direta o presidente do TJ compartilhou com a Comarca as demandas de melhorias da Justiça. “Nós somos um time, temos que ter essa compreensão e fortalecer nossa unidade. Trabalhando com muita transparência, estamos aqui para mostrar e dividir com todos vocês a realidade do Poder Judiciário”.
Ronaldo Eurípedes também reforçou que o Poder Judiciário do Tocantins é avaliado como um todo. “Não adianta só você ter sua Comarca em dia, pois somos avaliados como um todo. É uma situação preocupante nossa despesa é alta, porque somos modernos e valorizamos nossa força de trabalho, por isso precisamos produzir mais, senão a conta não fecha”.
Como nos demais encontros do Caminhos da Justiça, os servidores conheceram detalhes dos números que envolvem o Judiciário do Tocantins, como despesas, valor do processo e produtividade. Sobre os dados o presidente do TJ afirmou que é preciso produzir mais. “Quem aparece nas estatísticas nacionais somos nós e precisamos mudar nossa realidade”, avaliou Ronaldo Eurípedes.
O desembargador falou ainda sobre as propostas que já estão sendo desenvolvidas para melhorar os índices do Judiciário tocantinense. “Temos o projeto do Trabalho Remoto, por meio do processo eletrônico comarcas com menor número de processos poderão auxiliar as com maior demanda, distribuindo melhor a força de trabalho. Outro exemplo é a criação da Secrim, secretaria única das varas criminais que já está aumentando a produtividade”.
Fala Comarca
Durante o encontro o escrivão cível da Comarca Volnei tirou dúvidas sobre o sistema de acompanhamento da produtividade do servidor. O presidente respondeu que a aferição é uma ferramenta para o juiz ter uma visão de gestão dos trabalhos.
Na oportunidade o presidente do TJ e o corregedor elogiaram a atuação do juiz da Comarca. “O doutor Rosemilto goza do respeito de todos os colegas, não só pela sua condição de gestor nato, mas também pelo seu comprometimento com a boa prestação jurisdicional, um exemplo a ser seguido”, afirmou o desembargador Ronaldo Eurípedes.
Kézia Reis - Cecom-TJTO